Operação Acolhida oferece vagas de emprego para refugiados e migrantes venezuelanos

11/09/2024

Inclusão e diversidade, ambiente intercultural e aumento de produtividade. Essas são algumas das vantagens da contratação de migrantes e refugiados, segundo informações da Operação Acolhida. Criada pelo governo federal, em 2018, ela oferece assistência emergencial para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado pela crise humanitária na Venezuela.

É uma estratégia de interiorização que consiste na realocação voluntária, segura, ordenada e gratuita de refugiados e migrantes venezuelanos de Roraima para outras cidades do Brasil. A interiorização visa permitir que as pessoas beneficiadas tenham melhores oportunidades de integração social, econômica e cultural.

Um dos pontos de destaque do projeto é o Vaga de Emprego Sinalizada (VES). Trata-se do deslocamento de migrantes e refugiados que receberam sinalização de oportunidade de trabalho por empresas brasileiras de todas as regiões do país. Os migrantes selecionados são apoiados pela Operação Acolhida para o deslocamento até o município onde trabalharão. Mais de 10 mil pessoas já foram contratadas, entre janeiro do ano passado e maio de 2024, em 16 estados e 157 cidades.

As empresas interessadas em participar da Operação Acolhida oferecendo vagas de trabalho devem preencher o formulário.

Informações adicionais: cci.vagadeemprego@ftloghum.eb.mil.brvesacolhida@gmail.com ou 95 99145 4527.