NILIT diminui impactos ambientais em mais de 20% na fabricação de poliamida 6.6
24/08/2022
A NILIT, líder global na produção de poliamida 6.6, obteve expressivo progresso na redução de seus impactos ambientais, segundo o relatório de sustentabilidade apresentado pela empresa nesse mês. Os investimentos nas instalações globais reduziram substancialmente o impacto de fabricação quando comparado ao ano de 2017. Na planta localizada em Israel, considerada a maior instalação da NILIT do mundo e onde são realizadas polimerização, fiação e texturização, foi observada 24% de economia de energia; 26% de redução na energia de aquecimento; 32% de corte no resfriamento e 23% de redução no uso de vapor.
O compromisso de longo prazo da NILIT com a sustentabilidade está embasado no avanço dos padrões de materiais, embalagens, fornecimento e responsabilidade social, além de abranger as operações, produtos e as comunidades ao redor das instalações. Entre as principais estratégias selecionadas pela empresa e seus resultados estão:
Energia limpa (a conversão de óleo combustível para gás natural gerou uma redução de 86% nas emissões de gases); conservação de água (as fibras recicladas da NILIT preservam até 830 kg de água/tonelada de polímero, uma economia de 80,5%); responsabilidade social (força de trabalho diversificada, independentemente da idade, gênero ou etnia); conservação de recursos (utilizando vapor de cogeração, a NILIT gera ar comprimido, água fria e, como resultado, reduz o consumo de energia elétrica em até 4 megawatts e a redução de gás natural em até 75%); eliminação da poluição (100% de redução das emissões de resíduos tóxicos); gestão de resíduos zero (reciclagem de materiais utilizados no processamento de fios da NILIT, incluindo embalagens e subprodutos de extrusão).
NILIT Brasil
Desde 2015, a NILIT mantém uma unidade de produção no Brasil. Localizada na cidade de Americana, no interior de São Paulo, a fábrica nacional segue as práticas mundiais de sustentabilidade da empresa. “Nossa unidade mantém os mesmos protocolos, por isso tem acompanhado o restante do mundo, sempre com números que nos fazem ter a certeza de que a indústria têxtil tem capacidade para ser ambientalmente responsável e rentável”, afirma Paulo De Biagi, Diretor-Presidente da NILIT para a América Latina.
Recentemente, as boas práticas da fabricante de poliamida premium foram reconhecidas por seus resultados positivos por entidades nacionais do setor têxtil. A Abit e o Sinditêxtil-SP, em compromisso firmado com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), selecionaram a NILIT para compartilhar suas práticas de sustentabilidade relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), idealizado pela ONU. Apenas cinco indústrias nacionais ou que possuem operação no país foram selecionadas e tiveram a oportunidade de apresentar os programas voltados ao meio ambiente e os resultados na indústria têxtil.
Saiba mais sobre a ação.