Moda praia brasileira reforça presença internacional na SwimShow Miami

01/07/2025

Este ano, o Brasil foi representado por 19 marcas no evento, que contaram com apoio institucional do Texbrasil — um aumento que tornou o grupo quase cinco vezes maior em comparação à edição anterior. A iniciativa foi promovida pelo Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

O evento reuniu compradores, formadores de opinião e profissionais do setor, vindos de mais de 60 países. Além disso, a mudança de calendário — adotada pelo segundo ano consecutivo — se mostrou eficaz, possibilitando assim alinhar a produção e entrega das coleções com o calendário de compras de mercados importantes, como o Caribe e os Estados Unidos, otimizando os prazos de entrega para a temporada de cruzeiros.

Geração de negócios e contatos qualificados na Swimshow Miami - Realizada entre os dias 31 de maio e 2 de junho, no Miami Beach Convention Center, a SwimShow Miami reuniu profissionais internacionais do setor de moda praia e gerou resultados significativos para as marcas brasileiras. Durante o evento, foram registrados USD 320.500,00 em negócios imediatos e há uma expectativa de aproximadamente USD 1.400.000,00 para os próximos 12 meses.

As empresas também conquistaram 493 novos contatos comerciais. Com isso, ampliaram suas redes internacionais e fortaleceram oportunidades de exportação no segmento de moda praia.

De acordo com levantamento realizado com os expositores brasileiros, 40% das marcas superaram suas expectativas de negócios durante a feira. Os entrevistados destacaram, principalmente, a alta qualificação dos compradores internacionais presentes no evento.

Além disso, cerca de 50% do grupo demonstrou interesse em participar novamente da próxima edição. Esse retorno positivo reforça o potencial da feira para ampliar a presença global da moda brasileira.

A delegação de 2025 também contou com o suporte do Sebrae do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte.

Maturidade e preparação estratégica das marcas - Para Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios do Texbrasil, o desempenho do grupo reforça o avanço das marcas brasileiras rumo ao mercado internacional: “Além dos resultados comerciais imediatos, a feira proporcionou um ambiente valioso para a construção de relacionamentos e o fortalecimento da imagem do Brasil como polo criativo e competitivo.”

Além do suporte em feiras, o Texbrasil oferece capacitações, orientação comercial, inteligência de mercado e apoio técnico. Com esse conjunto de ações, prepara as empresas brasileiras para atuar com consistência e competitividade no cenário global. 

Com informações do Texbrasil