Medalha do Mérito: Abit homenageia empresas que promoveram inovação no setor têxtil e de confecção
12/12/2025

Última reunião do Conselho de Administração da Abit ocorreu antes da entrega da Medalha do Mérito 2025.
No dia 11 de dezembro, ocorreu a cerimônia da Medalha do Mérito Abit 2025, na sede da entidade, em São Paulo. A solenidade homenageou duas empresas por promoverem inovação no setor têxtil e de confecção: a Santaconstancia Tecelagem e o IEMI - Inteligência de Mercado.
Santaconstancia - Fundada em 1948 por Gabriella Pascolato, a Santaconstancia Tecelagem acompanhou a evolução da moda brasileira ao introduzir inovações como o uso de fios sintéticos em tecidos finos e, nos anos 1980, a produção homologada de cotton lycra para o uso diário. Mantendo o foco em qualidade e reinvenção, a empresa segue investindo em tecnologias que reduzem impactos ambientais e fortalecem práticas sustentáveis, preservando o espírito inovador de sua origem.

Da esquerda Luiz Arthur Pacheco (Presidente Emérito do Sinditêxtil-SP), Julio Scudeler (Presidente do Sinditêxtil-SP), Luca Pascolato (Santaconstancia), Gabriella Pascolato (Santaconstancia), Alessandro Pascolato (Santaconstancia), Ricardo Steinbruch (Presidente da Abit) e Fernando Pimentel (Presidente Emérito da Abit). Foto: Lucas Galli
IEMI - O IEMI Inteligência de Mercado completou 40 anos de atuação em pesquisas de consumo, varejo e indústria, consolidando-se como fonte de análises para empresas e entidades setoriais. Fundado por Roberto Prado e atualmente dirigido por Marcelo Villin Prado, o instituto acompanha a evolução do mercado brasileiro, identificando tendências e oportunidades. Ao longo de quatro décadas, ampliou o uso de tecnologia e métodos de investigação para apoiar decisões estratégicas no setor de moda e decoração.

Da esquerda Luiz Arthur Pacheco (Presidente Emérito do Sinditêxtil-SP), Marcelo Prado (IEMI), Ricardo Steinbruch (Presidente da Abit) e Fernando Pimentel (Presidente Emérito da Abit). Foto: Lucas Galli
A cerimônia de entrega da medalha do mérito da Abit, outorgada em reconhecimento ao trabalho e a dedicação de pessoas e empresas que integram ou participam do setor têxtil e de confecção brasileiro, foi criada em 21 de janeiro de 2010. Desde então, homenageou empresas, instituições, entidades e personalidades de diversas áreas, que impactaram de alguma forma a cadeia produtiva do setor.
Confira o vídeo da homenagem:
Reunião do setor fez balanço do ano – Antes da entrega das medalhas, aconteceu a última reunião do Conselho de Administração da Abit e Fernando Valente Pimentel, diretor super-intendente e presidente emérito da Abit, fez uma sumarização das pautas relevantes discutidas ao longo do ano do setor têxtil e de confecção. “No acumulado de 12 meses nosso setor está em terceiro lugar entre os que mais cresceram”, destacou.
O presidente da entidade, Ricardo Steinbruch, também realizou um discurso, destacando suas expectativas para 2026: “Apesar do ano difícil, estou otimista para 2026. Para o setor têxtil, acho que teremos um ano melhor. Nunca dá para apostar contra o Brasil, pois podemos nos surpreender positivamente e o setor têxtil tem uma criatividade e uma resiliência muito grande”.
A reunião também contou com apresentações de membros da entidade destacando avaliações do mercado, expectativas, agenda nacional e internacional para 2026. Além disso, foi anunciado o lançamento do e-book Guia de Sustentabilidade no Setor Têxtil e de Confecção - Mapeamento de Tendências Globais, destacando temas como importância econômica e social do setor, impacto ambiental, riscos financeiros e logísticos, oportunidades, economia circular e recomendações estratégicas.