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Lectra inaugura espaço para desenvolvimento de soluções inovadoras

28/03/2019

A Lectra anuncia a abertura do seu Innovation Lab, criado por Philippe Ribera, vice-presidente de inovação da empresa. O espaço está localizado no coração do campus tecnológico da companhia em Bordeaux, na França. A missão do laboratório da Lectra é capturar tendências emergentes, antecipar evoluções e aprimorar suas soluções tecnológicas futuras. As inovações resultantes deste trabalho estão voltadas para os mercados de moda, automotivo e moveleiro.

Para a Lectra, a inovação disruptiva não pode ser concebida isoladamente. As equipes do Innovation Lab trabalham em colaboração com as organizações em seus ecossistemas: start-ups, centros de pesquisa, clientes e funcionários da Lectra. Todos podem ser convidados a criar um modelo visual durante um sprint de design ou participar de um workshop de geração de ideias. As primeiras inovações resultantes dessas colaborações atenderão a indústria da moda.

Um princípio forte orienta o trabalho das equipes: repensar toda a cadeia de valor dessa indústria - marcas, fabricantes, distribuidores - no que se refere a cada etapa ao consumidor final. Isso se reflete em várias demonstrações de prova de conceito (POC) desenvolvidas no Laboratório de Inovação. Assim, para as marcas, os principais aspectos de criação ou desenvolvimento de produtos são reinventados por meio de soluções baseadas em tecnologias inovadoras. E para os fabricantes, uma ferramenta de realidade aumentada foi desenvolvida para apoiar a manutenção do cortador.

Laboratório da Lectra de Inovação - Crédito de imagem: divulgação/Lectra

O trabalho do Innovation Lab em tipos de medições de tecido e corpo também acelerou o projeto Digtex. Este projecto, centrado na digitalização do desenvolvimento têxtil, foi lançado pela Lectra e pelo Centro Europeu de Inovadores Têxteis (CETI), bem como pela École Nationale Supérieure des Arts et Industries Textiles (ENSAIT). É co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela região da Nouvelle-Aquitaine. Esta pesquisa, inspirada nos problemas enfrentados pelos clientes da Lectra, visa proporcionar-lhes soluções práticas e inovadoras, permitindo-lhes, por exemplo, envolver o consumidor final na criação de vestuário personalizado ou reforçar a rastreabilidade do vestuário.

"A inovação, particularmente a inovação disruptiva, implica uma verdadeira transformação cultural dentro da empresa. Não se pode simplesmente fazê-la existir. As equipas do Innovation Lab compreenderam isto bem: estão a fazer progressos tangíveis no reforço do compromisso da Lectra e dos nossos colaboradores em seguir este caminho e levar nossos clientes ao sucesso ", diz Véronique Zoccoletto, diretor de transformação da Lectra.