Inclusão digital e sustentabilidade são destaque em pesquisa do IEMI

29/10/2025


A segunda sessão especial do primeiro dia do Congresso Internacional Abit 2025 contou com a participação de Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI - Inteligência de Mercado, que apresentou cenários da inclusão digital, produtividade e sustentabilidade na indústria do vestuário no Brasil.

Segundo ele, os dados foram levantados em pesquisa realizada com 280 empresas, sendo que 54% delas estão localizadas na região sudeste e 38% no sul do Brasil. A média de história delas é de 21 anos. A maioria é de pequenas e atuam majoritariamente em moda feminina, masculina, infantil e jeanswear.

O estudo revela que 70% das indústrias consultadas utilizam tecnologias digitais na gestão da produção. Os processos mecanizados na produção já representam 47% e os manuais, 21% e a redução na perda de tecidos já é percebida.

O levantamento também mostra que a relação com grandes clientes do varejo ocorre, mas poderia ser maior, e que 76% delas estão preparadas para atender redes internacionais,

Prado também informou que 46% das empresas disseram ter programa de sustentabilidade na produção e comercialização de roupas e que o menor consumo de água e energia está entre os principais alvos dessas iniciativas.

“Observamos que existe inclusão digital acelerada, programa de sustentabilidade em pauta e integração entre confecções e grandes clientes em processo de desenvolvimento”, resume Marcelo Prado.

Mais dados sobre o estudo estão em Abit.iemi.io

Fotos: Lucas Galli