Grupo SOMA divulga os resultados do 4T23 e do exercício de 2023
27/03/2024
Crédito: divulgação/Grupo Soma
O Grupo SOMA acaba de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) e do exercício de 2023. No 4T23, a empresa teve lucro líquido ajustado de R$ 113,2 milhões, alta de +13,9% vs. 4T22. A companhia atingiu no 4T23 Receita Bruta de R$ 1,8 bilhão, +9,0%. O Lucro Bruto ajustado totalizou R$ 861,4 milhões, +16,1% e o EBITDA ajustado foi de R$ 238,5 milhões1, +13,2% vs. 4T22.
Já em 2023, o Grupo SOMA atingiu Receita Bruta de R$ 6,2 bilhões, +10,1%. O Lucro Bruto ajustado totalizou R$ 3,1 bilhões, +11,3% e o EBITDA ajustado foi de R$ 809,3 milhões, +10,1 vs. 2022. No último ano, o Grupo contou com melhora do ciclo financeiro, que reflete a redução de estoques, retornando a níveis saudáveis e reforçando a disciplina financeira da empresa que registrou uma geração de caixa de R$ 59,9 milhões no 4T23.
Vale destacar a performance do Grupo SOMA ex-Hering - termo utilizado para analisar a evolução dos resultados, excluindo os resultados relacionados à Hering -, que atingiu receita bruta de R$ 1.042,8 milhões, alta de +12,6% vs. 4T22. No ano, a receita bruta totalizou R$ 3.773,0 milhões crescimento de +13,7% vs. 2022. O Lucro bruto foi de R$ 588,8 milhões no 4T23, +20,5% vs. 4T22, atingindo margem bruta de 66,0% no 4T23. No ano, o lucro bruto foi de R$ 2.165,1 milhões, +12,3%, com margem bruta de 66,5%. A expansão de lojas também foi destaque no ano, com 21 lojas novas lojas abertas, sendo 11 no 4T23, encerrando 2023 com um total de 326 lojas.
A Hering também apresentou performance positiva no período, com receita bruta de R$ 716,7 milhões, crescimento de +4,2% vs. 4T22. No ano, a receita bruta foi de R$ 2.444,7 milhões, +4,9% vs. 2022. O Lucro bruto ajustado foi de R$ 272,6 milhões¹ no 4T23, +7,7% vs. 4T22, atingindo margem bruta ajustada de 45,0% no 4T23. No ano, o lucro bruto ajustado foi R$ 916,4 milhões, +9,0% vs. 2022 e a margem bruta ajustada foi 43,5%. A Hering conta com 742 lojas (71 lojas próprias e 671 franquias). Deste total, 33 são megalojas, das quais 13 foram convertidas em 2023, modelo que é uma das principais avenidas de crescimento da marca.
Novamente, a FARM foi destaque de crescimento, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,3 bilhão em 2023, alta de 13% vs. 2022, mesmo frente à forte base de comparação de 2022 (CAGR 4Y2 de 21%). A marca segue expandindo sua base ativa de clientes, com alta de 9% vs. 2022, e já ultrapassou a marca dos 900 mil clientes, indicando contínuo ganho de market share. Em 2023, o Grupo seguiu com o plano de expansão física para a marca, abrindo 15 lojas, sendo 8 lojas no 4T23, encerrando o ano com um total de 104 lojas que, em sua maioria, possuem incentivos de allowance e menores custos de ocupação. Considerando o tamanho do mercado em que atua, o Grupo entende que a marca possa atingir 150 lojas em dois ou três anos.
A operação internacional da FARM, a FARM Global, que é um dos principais vetores de crescimento da Companhia, encerrou o ano com receita bruta de USD 117 milhões, alta de 24% vs. 2022. A base ativa de clientes também segue crescendo e atingiu mais de 190 mil clientes, crescimento de 30% frente ao ano anterior. O canal de atacado nos EUA atingiu alto giro no sell-out nas lojas de departamento, colocando a FARM, mais uma vez, entre as marcas mais desejadas. O varejo físico segue com boa tendência de crescimento, atingindo um SSS de 17% em 2023. Na Europa, a FARM ampliou sua capilaridade em 2023. Em fevereiro de 2023, a marca abriu 8 corners na Rinascente, em Milão, e abriu concessions na Printemps e Samaritaine. No 2T23, além da pop-up permanente no Le Bon Marché, a FARM voltou ao espaço de 200 m2. Em setembro de 2023, a FARM Global inaugurou seu espaço permanente na Liberty. Além disso, a marca inaugurou, ao final de dezembro/23, uma loja em Londres, cidade que hoje já representa o segundo maior faturamento do canal digital. A marca encerrou o ano com 4 lojas e tem mais 5 lojas em seu pipeline para o 1S24, sendo 4 nos EUA e uma em Paris, além de duas franquias, uma em Mikonos (Grécia) e a outra em Dubai (Emirados Árabes).
A Maria Filó (CAGR 4Y2 de 1,2%), que passou por uma sucessão criativa em 2022, recebeu, a partir de julho de 2023, as primeiras coleções da nova equipe (Verão e Alto Verão). Considerando o segundo semestre de 2023, a receita bruta da Maria Filó cresceu 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com forte aumento do mark-up e alcançando um dos maiores crescimentos entre as marcas da Companhia vs. 2S22. Em 2023, a marca cresceu 13% em relação a 2022, sem adição líquida de lojas. Em 2024, há planejado a abertura de pelo menos cinco novas lojas e a reforma de outras cinco considerando o novo projeto arquitetônico da marca.
A Animale registrou um crescimento de 9% na receita bruta em relação a 2022 (CAGR 4Y2 de 10%). Já a receita bruta da NV (CAGR 4Y2 de 45%) cresceu 12% em 2023. A Cris Barros fechou mais um ano em um ciclo extremamente virtuoso: a receita bruta da marca cresceu 42% em 2023 (CAGR 4Y2 de 13%), atingindo R$170,9 milhões. A Foxton registrou alta de 25% na sua receita bruta de 2023 (CAGR 4Y2 de 35%). E a Fábula registrou uma receita bruta de R$112,6 milhões, estável em relação a 2022.