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Grupo SOMA divulga os resultados do 4T23 e do exercício de 2023

27/03/2024

Crédito: divulgação/Grupo Soma

O Grupo SOMA acaba de divulgar os resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23) e do exercício de 2023. No 4T23, a empresa teve lucro líquido ajustado de R$ 113,2 milhões, alta de +13,9% vs. 4T22. A companhia atingiu no 4T23 Receita Bruta de R$ 1,8 bilhão, +9,0%. O Lucro Bruto ajustado totalizou R$ 861,4 milhões, +16,1% e o EBITDA ajustado foi de R$ 238,5 milhões1, +13,2% vs. 4T22. 

Já em 2023, o Grupo SOMA atingiu Receita Bruta de R$ 6,2 bilhões, +10,1%. O Lucro Bruto ajustado totalizou R$ 3,1 bilhões, +11,3% e o EBITDA ajustado foi de R$ 809,3 milhões, +10,1 vs. 2022. No último ano, o Grupo contou com melhora do ciclo financeiro, que reflete a redução de estoques, retornando a níveis saudáveis e reforçando a disciplina financeira da empresa que registrou uma geração de caixa de R$ 59,9 milhões no 4T23. 

Vale destacar a performance do Grupo SOMA ex-Hering - termo utilizado para analisar a evolução dos resultados, excluindo os resultados relacionados à Hering -, que atingiu receita bruta de R$ 1.042,8 milhões, alta de +12,6% vs. 4T22. No ano, a receita bruta totalizou R$ 3.773,0 milhões crescimento de +13,7% vs. 2022. O Lucro bruto foi de R$ 588,8 milhões no 4T23, +20,5% vs. 4T22, atingindo margem bruta de 66,0% no 4T23. No ano, o lucro bruto foi de R$ 2.165,1 milhões, +12,3%, com margem bruta de 66,5%. A expansão de lojas também foi destaque no ano, com 21 lojas novas lojas abertas, sendo 11 no 4T23, encerrando 2023 com um total de 326 lojas. 

Hering também apresentou performance positiva no período, com receita bruta de R$ 716,7 milhões, crescimento de +4,2% vs. 4T22. No ano, a receita bruta foi de R$ 2.444,7 milhões, +4,9% vs. 2022. O Lucro bruto ajustado foi de R$ 272,6 milhões¹ no 4T23, +7,7% vs. 4T22, atingindo margem bruta ajustada de 45,0% no 4T23. No ano, o lucro bruto ajustado foi R$ 916,4 milhões, +9,0% vs. 2022 e a margem bruta ajustada foi 43,5%. A Hering conta com 742 lojas (71 lojas próprias e 671 franquias). Deste total, 33 são megalojas, das quais 13 foram convertidas em 2023, modelo que é uma das principais avenidas de crescimento da marca. 

Novamente, a FARM foi destaque de crescimento, atingindo receita bruta recorde de R$ 1,3 bilhão em 2023, alta de 13% vs. 2022, mesmo frente à forte base de comparação de 2022 (CAGR 4Y2 de 21%). A marca segue expandindo sua base ativa de clientes, com alta de 9% vs. 2022, e já ultrapassou a marca dos 900 mil clientes, indicando contínuo ganho de market share. Em 2023, o Grupo seguiu com o plano de expansão física para a marca, abrindo 15 lojas, sendo 8 lojas no 4T23, encerrando o ano com um total de 104 lojas que, em sua maioria, possuem incentivos de allowance e menores custos de ocupação. Considerando o tamanho do mercado em que atua, o Grupo entende que a marca possa atingir 150 lojas em dois ou três anos. 

A operação internacional da FARM, a FARM Global, que é um dos principais vetores de crescimento da Companhia, encerrou o ano com receita bruta de USD 117 milhões, alta de 24% vs. 2022. A base ativa de clientes também segue crescendo e atingiu mais de 190 mil clientes, crescimento de 30% frente ao ano anterior. O canal de atacado nos EUA atingiu alto giro no sell-out nas lojas de departamento, colocando a FARM, mais uma vez, entre as marcas mais desejadas. O varejo físico segue com boa tendência de crescimento, atingindo um SSS de 17% em 2023. Na Europa, a FARM ampliou sua capilaridade em 2023. Em fevereiro de 2023, a marca abriu 8 corners na Rinascente, em Milão, e abriu concessions na Printemps e Samaritaine. No 2T23, além da pop-up permanente no Le Bon Marché, a FARM voltou ao espaço de 200 m2. Em setembro de 2023, a FARM Global inaugurou seu espaço permanente na Liberty. Além disso, a marca inaugurou, ao final de dezembro/23, uma loja em Londres, cidade que hoje já representa o segundo maior faturamento do canal digital. A marca encerrou o ano com 4 lojas e tem mais 5 lojas em seu pipeline para o 1S24, sendo 4 nos EUA e uma em Paris, além de duas franquias, uma em Mikonos (Grécia) e a outra em Dubai (Emirados Árabes). 

Maria Filó (CAGR 4Y2 de 1,2%), que passou por uma sucessão criativa em 2022, recebeu, a partir de julho de 2023, as primeiras coleções da nova equipe (Verão e Alto Verão). Considerando o segundo semestre de 2023, a receita bruta da Maria Filó cresceu 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com forte aumento do mark-up e alcançando um dos maiores crescimentos entre as marcas da Companhia vs. 2S22. Em 2023, a marca cresceu 13% em relação a 2022, sem adição líquida de lojas. Em 2024, há planejado a abertura de pelo menos cinco novas lojas e a reforma de outras cinco considerando o novo projeto arquitetônico da marca. 

Animale registrou um crescimento de 9% na receita bruta em relação a 2022 (CAGR 4Y2 de 10%). Já a receita bruta da NV (CAGR 4Y2 de 45%) cresceu 12% em 2023. A Cris Barros fechou mais um ano em um ciclo extremamente virtuoso: a receita bruta da marca cresceu 42% em 2023 (CAGR 4Y2 de 13%), atingindo R$170,9 milhões. A Foxton registrou alta de 25% na sua receita bruta de 2023 (CAGR 4Y2 de 35%). E a Fábula registrou uma receita bruta de R$112,6 milhões, estável em relação a 2022.