Fevest 2025: Nova Friburgo reafirma protagonismo da moda íntima
11/08/2025
De 24 a 26 de junho, Nova Friburgo (RJ), cidade reconhecida como a Capital Nacional da Moda Íntima, sediou a 34ª edição da Fevest 2025, um dos principais eventos do setor no Brasil e na América Latina. O Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira), uma iniciativa da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), participou da feira promovendo rodadas de negócios internacionais com o objetivo de ampliar as exportações brasileiras de moda íntima, moda praia e fitness.
Fortalecimento da presença internacional
Em 2025, o Texbrasil ampliou sua atuação ao receber seis compradores internacionais vindos da Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru. O número de marcas participantes também foi expressivo, totalizando 22 empresas brasileiras do setor.
Durante o evento, foram realizados US$ 103 mil em negócios imediatos e identificadas oportunidades futuras que somam uma expectativa de US$ 269 mil ao longo dos próximos 12 meses. Entre os destaques, estão a prospecção de novos fornecedores e a abertura de parcerias comerciais com forte potencial de expansão na América Latina e nos Estados Unidos.
Um diferencial desta edição foi o espaço exclusivo criado para a realização das rodadas de negócios, que proporcionou mais fluidez às interações comerciais e favoreceu o ambiente de troca entre expositores e compradores.
Avaliação dos compradores internacionais
A experiência dos convidados internacionais foi altamente positiva:
- 85 contatos comerciais realizados;
- A maioria considerou os produtos brasileiros de alta qualidade, com padrão muito bom a excelente;
- 83% avaliaram o ambiente de negócios como “muito bom”;
- 100% receberam listas de preços em dólares e 84% afirmaram que a participação superou suas expectativas.
Lilian Kaddissi, superintendente de Marketing e Negócios da Abit, avaliou a participação como um passo importante na consolidação do Brasil como um fornecedor relevante e competitivo no mercado global de moda íntima. “O evento proporcionou um ambiente estratégico para a construção de relações comerciais, reforçando o compromisso do Programa com a internacionalização das marcas brasileiras.”