Especialista aponta transformações para alcançar a competitividade
29/10/2025

Megatendências que moldam o futuro do setor têxtil e de confecção foi o tema da palestra de Lutz Walter, secretário Geral do Têxtil - ETP - European Textile Technology Platform, no Congresso Internacional Abit 2025.
Durante apresentação, ele pontou dados constatados em recente estudo elaborado pela empresa que já atua no mercado há 20 anos e atua como fintech. Entre os principais pontos levantados, Walter traz desafios no universo de transformações necessárias para que o setor T&C continue competitivo, como digitalização, distribuição e rastreabilidade. “A sustentabilidade também é um dos destaques e traz riscos e desafios, principalmente para as micro e pequenas empresas. A sustentabilidade deve ser equilibrada com a viabilidade econômica”, alertou.
Para o futuro, Lutz Walter sinaliza para a tendência de integração da cadeia com a produção sob demanda. “A indústria têxtil e de confecção será mais verticalizada e consolidada. Tudo estará conectado para que consigamos responder mais rapidamente às tendências de mercado”, disse.
O especialista ainda chama a atenção para o uso de matérias-primas renováveis,focar em processos e tecnologias para racionar o uso da água no processo produtivo, além das regulamentações, entre outros. “As empresas que estiverem dispostas a passar pelas transformações poderão crescer”, complementou.
A participação de Lutz Walter aconteceu por videoconferência e foi conduzida pelo diretor-Superintendente da Abit, Fernando Pimentel.
Fotos: Lucas Galli