,

Dini Têxtil apresenta fio de Grafeno que combate a Covid-19

21/10/2020

O fio VittaGraphe® - compósito de grafeno e poliéster - é mais um produto no combate à Covid-19. A inovação foi desenvolvida pela Dini Têxtil, fornecedora de tecidos tecnológicos para os segmentos de ônibus, mercado de reposição automobilístico e, com forte atuação na área industrial.

Com tecnologia 100% brasileira, o item é feito para garantir resistência mecânica, durabilidade e solidez à luz, somadas ao efeito antiviral, antimicrobiano e antifúngico permanentes (não sai com a lavagem).

“Nossa equipe interna de PD&I tem pesquisado o grafeno nos últimos anos em parceria com universidades especializadas nesta matéria-prima. Esta sinergia formou um time que combina pesquisa básica com aplicada, composta, inclusive, de pesquisadores pós-doutorados, que nos acompanham desde então. Com os resultados que vínhamos obtendo, que resultaram em patentes já requeridas, verificamos que o grafeno poderia ser um veículo para protegermos tecidos e inativar o vírus da COVID-19 e todos os demais vírus e bactérias conhecidos. Este nosso produto foi testado em diversos laboratórios que seguiram a norma ISO 18184:2019 e todos eles certificaram que o produto é eficaz para a inativação de partículas virais, em particular o Coronavírus.” Comenta Claudio Dini, presidente da Dini Têxtil.

Ainda é possível combinar estas características com outras tecnologias que a empresa já utiliza na indústria 4.0, como tecidos autoextinguíveis, condutores térmicos e elétricos, que atendem a requisitos rigorosos de flamabilidade, inclusive aeronáuticos. Além disso, o fio produzido é tinto na fusão da massa sem uso de água, ou seja, é mais sustentável, já que economiza água e não polui o meio ambiente.

Aplicações

As aplicações do tecido antiviral com maior resistência mecânica e solidez à luz são as mais diversas: setor médico hospitalar (colchões, roupas de cama, cortinas, vestuário); setor hoteleiro (roupas de cama, mesa e banho, mobiliário); setor de transportes (bancos, cortinas, capas); qualquer tipo de espaço que recebe público, como igrejas, cinemas e teatros. Os tecidos fabricados com antivirais, sobretudo em hospitais, podem ser lavados, diminuindo a quantidade de resíduos no meio ambiente e o descarte de produtos infectados em aterros sanitários.

Sobre o Grafeno

O Grafeno é um cristal atômico bidimensional formado por átomos de carbono dispostos em uma estrutura hexagonal.

De forma mais simples, imagine que o grafite é composto de várias camadas, assim como cartas de baralho empilhadas e o grafeno é apenas uma dessas cartas.

Entretanto, a matéria-prima é inovadora por ser 200 vezes mais forte que o aço e ao mesmo tempo flexível. Além disso, a sua condutividade térmica é mais de 10 vezes maior do que a do cobre, trata-se do melhor condutor de eletricidade que se conhece, um milhão de vezes mais fino do que um cabelo humano e incrivelmente leve.