,

DFB retoma edição presencial e reforça compromisso com o autoral

27/06/2022

O tema “Ocupe seu espaço” foi levado ao pé da letra pelo DFB Festival, considerado o maior festival de moda autoral da América Latina. O evento bateu recorde e construiu uma estrutura de 30 mil m² no aterro da praia de Iracema, onde foi realizado entre os dias 25 e 28 de maio, em Fortaleza (CE). 

Cerca de 30 mil pessoas passaram por lá e puderam desfrutar de uma programação extensa. O DFB apresentou desfiles, programação musical e palestras, entre outras atrações. Confira os detalhes: 

Desfiles

Como já é habitual e esperado, as passarelas do evento trouxeram o que há de melhor quando o assunto é moda autoral. Mais de 20 marcas apresentaram coleções que trataram temas como diversidade, exaltação do feminino, inclusão. Destaque para o uso de diferentes técnicas de renda que valoriza ainda mais as criações. Participaram os estilistas e marcas Olé Rendeiras por Catarina Mina e QAIR Brasil, Kallil Nepomuceno, Hand Lace, Vitor Cunha, Almerinda Maria, Rendá, Ivanildo Nunes, Senac Richelieu por Ivanildo Nunes, Marina Bitu, Baba, Lindebergue, Bruno Olly, Banana Urbana, Sherida, Alix, Theresa Montenegro, Manuel Bessa, David Lee, Vi Lingerie, Sau Swim, Sand Blue e Rio de Jas, além do desfile Enel Upcycling e do Projeto 100% CE por Cláudio Silveira.

Almerinda Maria

Bruno Olly

Senac Richelieu

 

David Lee

O Concurso dos Novos apresentou as produções de estudantes e professores da Unifor, UFC e Universidade Potiguar. O vencedor desta edição foi a Faculdade Santa Marcelina (SP), seguida da Senac / Sergipe; e FBUni (CE). 

Identidade criativa

Nesta edição, a criatividade e a economia criativa dos fortalezenses ganharam destaque durante os desfiles, exposições e ações educativas. Em 2019, Fortaleza ganhou o título de Cidade Criativa do Design pela Unesco em virtude da edição presencial do DFB Festival no mesmo ano, quando mais de 3,6 mil postos de trabalho foram gerados e pelo menos 42 mil pessoas circularam pelo evento durante os quatros dias de programação. 

Megaestrutura e espaços de lazer e gastronomia

Neste ano, o DFB Festival apresentou a maior estrutura da sua história. A Cidade Autoral apresentou duas passarelas, dois pavilhões com dezenas stands, coleções e expositores, arena de beach tennis, palco de 28 metros de altura e 100% reciclável, espaços kids e pet-friendly e áreas com grande diversidade gastronômica. 

Jornada do conhecimento e digitalização

Ao longo de quatro dias, o Dragão Pensando Moda (DPM) se transformou em um espaço de formação e troca de vivências. Promovido pelo Senac, a programação encerrou com destaque a moda contemporânea e seus desafios para inclusão e sustentabilidade na moda. No início da manhã, Dudu Bertholini, Itiana Pasetti e Adriana Tubino conduziram um workshop sobre o ecossistema da moda. Complementando a programação da tarde, o público assistiu a mesa redonda com Belly Palma, Denise Faertes, Lilyan Berlim e Eduardo Motta, grandes vozes do assunto, que compartilharam vivências e soluções criativas para construir marcas mais inclusivas no mercado. 

Nesta edição, o DFB Festival contou com uma programação também digital. Fora da Cidade Autoral, o público assistiu a entrevistas, prévias, podcasts via DFB TV e DFBCast. Os desfiles e a programação de talks foram transmitidos simultaneamente no canal do Youtube via lives. As lives já somam mais de três mil visualizações e centenas de interações virtuais. 

Agitação e ritmos urbanos

No encerramento do DFB Festival, atrações de diversos ritmos. Entre eles, Two Notty, dos irmãos DJs Marcello e Felipe Barra, o rapper Doixton e a banda Selvagens à Procura de Lei. 

“Os dois últimos anos nos mostraram que nos momentos de maior desafio é onde conseguimos nos reinventar e superar as adversidades. Acredito que é esta mensagem a maior mensagem que o DFB 22 quer passar: desafios existem para serem superados. Esse é o motivo para quatro dias de intensa celebração, reencontros, sensação de esperança renovada e construção do maior DFB da história”, declara Claudio Silveira, mente criativa do DFB Festival. 

O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).