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Denim City chega ao Brasil com inovação e sustentabilidade para os players do segmento

29/10/2020

A primeira e única filial da Denim City - Cidade do Denim, de Amsterdam – Holanda, é lançada no Brasil. O local, que no País tem o nome de Denim City SP (DCSP), e está localizado no bairro do Brás, na capital paulista, tem a sua inauguração oficial realizada com um evento que acontece de 26 a 29 de outubro, na sede do empreendimento de forma presencial e online. Ligada à Fundação House of Denim, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer os profissionais relacionados ao segmento para sensibilizá-los quanto às questões ambientais e de inovação. 

A plataforma conta com 4.000 m² e terá diversas atividades, como cursos, laboratório com equipamentos de alta tecnologia, centro de treinamento de lavanderia para estudantes e profissionais, coworking, showroom de marcas parceiras e espaço para eventos.

Serão cinco os primeiros treinamentos da grade curricular:

  • “Do algodão ao Denim” – que terá foco no tecido e na história do jeans;
  • “A Magia do Denim” – voltado para lavanderia, de forma a uniformizar os conhecimentos, tanto de estilistas, quanto de profissionais que trabalham com esse tipo de serviço;
  • “Dando forma ao Jeans” – formação básica de modelagem voltada a esse nicho de mercado;
  • “Design” – tratará do planejamento de uma coleção, pesquisa e ampliação da bagagem cultural para um trabalho real de design;
  • “Como vender um jeans” – aulas para vendedores de lojas jeanswear com a finalidade de trazer todas a vantagens das peças ao consumidor final. Serão apresentadas noções de tecido, lavagem, fit, vestibilidade, e, até mesmo, história da matéria-prima.

A programação completa será divulgada em 16 de novembro para comercialização e o início dos cursos será na segunda quinzena de janeiro de 2021.

Mesmo iniciando as atividades em tempos de Covid-19, o clima é de otimismo. Maria José Orione, diretora da Denim City São Paulo, detalha a importância desse tipo de iniciativa para a indústria nacional. “A gente entrega uma promessa de quase dois anos de um espaço agradável, inovador, acolhedor que possa de fato receber o profissional da cadeia, gerar um sentimento de pertencimento e uma relação ganha-ganha. Será um diferencial pós-pandemia, porque nós estamos conseguindo reunir pessoas, juntar interesses e sendo o “Uber” do setor, unindo a oferta com a procura”, ressalta.

A executiva ainda destaca que as companhias podem se beneficiar de várias formas do espaço, por meio da educação de seu público, funcionários e estudantes. “Temos uma verdadeira academia com foco na educação apoiada na sustentabilidade, inovação e conexão. Tudo isso, voltado para o mercado jeanswear. Temos laboratórios e cursos para que haja comunicação fluída entre os profissionais e que todos tenham a mesma leitura do produto com uma informação correta”.

Antenadas aos benefícios que a parceria pode angariar, players deste nicho de mercado terão corners no ambiente, como Audaces, Capricórnio, Covolan, Perfeito, Jolitex, Santista, Tecnoblu, entre outras.

Vislumbrando a importância da Denim City, a Capricórnio aposta no projeto como uma guinada do produto no País. “Enxergamos o marco na história do Denim brasileiro que é esse espaço e fomos os primeiros a fechar o showroom. Fizemos um lugar muito especial e com a cara de quem somos, pessoas de verdade que vivem da Moda da Vida Real. É uma experiência única para o cliente, com muito relacionamento, trocas e aprendizados”, afirma Gustavo Manfredini, CEO da tecelagem.

Para celebrar o acontecimento, a empresa preparou 14 conteúdos exclusivos, todos transmitido pelos YouTube , e bastidores no Instagram: apresentação do showroom, coleção CapriLab by Pizarro, 2ª edição do “Qual o Tom da sua Jaqueta” - que teve 16 estilistas convidados -, tendências com a coolhunter Giu Castelo Branco e lançamento de produtos. Veja a programação completa

Outra gigante com forte presença no mercado, que é parceira da DCSP é a The LYCRA Company, que apresentou dois painéis durante o evento de inauguração da plataforma. A gerente de marketing, Silvana Eva esteve em uma roda de entrevistas com o tema Inovação, com apresentação de Lilian Pacce. Já o especialista em marketing técnico e desenvolvimento de Jeanswear, Jocimar Faé, apresentou a palestra online "As mais recentes inovações da marca LYCRA® no mundo para o mercado de Jeanswear". Assista às palestras da produtora de fios abaixo:

De acordo com dados do IEMI, em 2019, foram produzidas 341 milhões de peças jeans por 5,6 mil fábricas, que geraram 301 mil empregos diretos. Calças correspondem a 56% deste total. Já em 2020, esse cenário provavelmente mudará sensivelmente, afetado pelos efeitos da crise de coronavírus. Independente das incertezas, a Denim City definitivamente será um ponto de mudanças para os fabricantes e varejistas. “Estamos felizes, quem está com showroom ou nos patrocinando também está muito feliz. E isso será uma grande inovação, principalmente, uma quebra de paradigmas, colocando todos os elos da cadeia juntos para discutir seu problemas comuns”, finaliza Maria José Orione.

As pessoas interessadas em participar presencialmente das atividades de abertura da Denim City São Paulo devem fazer inscrição prévia e as vagas são limitadas. Saiba mais no link do evento.
 

*Crédito de imagens: divulgação/Denim City/Capricórnio Têxtil