Cotton Move é aprovada na Lei de Incentivo à Reciclagem
05/02/2026
Divulgação: Cotton Move
A Cotton Move | Plataforma Circular foi aprovada na Lei de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021), política pública federal que permite que pessoas físicas e empresas destinem parte do Imposto de Renda para iniciativas estruturantes de reciclagem no Brasil.
Desde 2018 a plataforma atua na integração da cadeia da moda por meio de soluções de reciclagem têxtil, logística reversa, tecnologia e inovação em economia circular.
O setor enfrenta um desafio relevante: cerca de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no país, enquanto menos de 1% retorna para novos ciclos produtivos. A Cotton Move atua justamente para reduzir esse impacto, conectando cooperativas, indústria, varejo e consumidores em uma rede colaborativa.
Até o momento, a iniciativa já desviou mais de 1.180 toneladas de resíduos têxteis de aterros e lixões, produziu mais de 960 mil peças com fibras recicladas, desenvolveu 152 mil produtos via upcycling e estruturou uma rede com mais de 900 Pontos de Entrega Voluntária pelo Brasil.
Com os recursos captados via Lei de Incentivo à Reciclagem, a Cotton Move pretende ampliar a infraestrutura de reciclagem têxtil, fortalecer cooperativas e expandir soluções circulares com impacto ambiental, social e econômico.
Podem participar pessoas físicas que declaram IR no modelo completo e empresas tributadas pelo Lucro Real, destinando parte do imposto devido sem custo adicional. Mais informações sobre como fazer doações estão disponíveis no site da Cotton Move ou através do e-mail plataforma@cottonmove.com.br.
A Lei de Incentivo à Reciclagem será tema do Conversa Aberta da Abit, live oficial da entidade no YouTube, no dia 19 de fevereiro, às 19h. Entre os convidados estão José Guilherme Teixeira, funfador da Cotton Move, Liége Castelani, Analista de Infraestrutura do Departamento de Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Karina D’Ornelas, Gerente de Sustentabilidade da Riachuelo.