Congresso Internacional Abit 2025: abertura oficial

29/10/2025

“Produtividade como catalisador do crescimento e prosperidade” é tema da 10ª edição do Congresso Internacional Abit 2025, que acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nos dias 29 e 30 de outubro. O evento reúne mais de 400 congressistas de diversas regiões do Brasil, com palestrantes nacionais e internacionais.

Na solenidade de abertura, Ricardo Steinbruch, presidente da Abit, abordou a necessidade do investimento em máquinas, tecnologia, inovação, pessoas e sustentabilidade. “A redução da informalidade e ambiente saudável de negócios também integram o conjunto de fatores para o crescimento sustentado”, disse. O setor têxtil e de confecção sempre respondeu com resiliência e continuará com papel relevante no desenvolvimento do Brasil. “Produtividade não é conceito, é ferramenta para construir o futuro próximo”. Confira a íntegra do discurso.

Rafael Cervone, presidente do Ciesp e presidente emérito da Abit, reforçou a importância do Brasil em alavancar a competitividade. “O mundo discute quem vai tomar conta das novas tecnologias, mas não podemos deixar de considerar o fator humano, maior patrimônio que temos nas empresas. A retenção de talentos é algo muito relevante”, complementou. 

Josué Gomes da Silva, presidente da Fiesp e presidente emérito da Abit, reforçou que a indústria de transformação brasileira já teve mais de 25% do PIB e hoje está em 11%. "Esse índice descresceu em todo mundo ocidental", pontuou. Ricardo Alban presidente da CNI, acrescentou o empenho em apoiar a cadeia produtiva. "Queremos estar juntos, colaborando. Queremos caminhar juntos no mesmo propósito". 

“Não é possível pensar em desenvolvimento sem política indústria”. A declaração é de José Luis Pinho Leite Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES. Ele destacou o papel da Nova Indústria Brasil (Nib), ação do governo federal, na agenda de inovação. “Queremos uma indústria mais forte e mais competitiva”.

O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos_PE), presidente da Frente Parlamentar Mista José Alencar para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecção também prestigiou a cerimônia. “Estamos sempre reunidos com a Abit para verificar a tramitação de pautas no Congresso Nacional para defender esse setor que gera empregos e oportunidades na vida das pessoas. Temos a obrigação de proteger a nossa indústria”, afirmou.

Fotos: Lucas Galli