,

Congresso Abit: Riachuelo aposta em tecnologia para diminuir o consumo de água no processo fabril

09/10/2019

Riachuelo

Com foco na sustentabilidade durante a produção de denim, a varejista Riachuelo, participante do grupo Guararapes, inova para reduzir a quantidade de água usada no processo de lavagem. A técnica é usada para fazer o efeito de desbotamento ou desgaste do jeans e é uma das etapas de produção que mais causam desperdício.

Em 2018, a empresa criou o projeto Smart, que tem como objetivo usar o mínimo de água, energia e químicos por meio da implementação do ozônio e do laser no processo fabril. Em média são usados entre 40 e 70 litros para a confecção de uma calça jeans no Brasil. Já as peças feitas a partir da tecnologia do novo projeto consomem em média 3 litros. Dependendo do produto, a utilização pode ser até menor e bater os 100 mililitros.

Jairo Amorim, diretor industrial do grupo, afirma ser inevitável que seja feita uma profunda transformação na cadeia produtiva, valendo-se dos conceitos da Indústria 4.0 para implementar processos que reduzam significativamente o consumo de água. “Antecipamos um futuro desejável para muitos. Um impacto visual jamais alcançado, com controle absoluto dos processos fabris”, explica.

Outras alterações foram implementadas nas fábricas da Riachuelo. A empresa passou, por exemplo, a fazer um rodízio com as máquinas, que agora ficam ligadas em períodos menores, economizando assim o uso de energia.

Amorim enxerga essa mudança como um compromisso da marca com as pautas de sustentabilidade. “Nossos objetivos são apresentar aos nossos clientes processos e procedimentos cada vez mais inteligentes, sustentáveis e com responsabilidade social. Tudo isso sem perder o apelo modal”.

Hoje, o Grupo Guararapes é um dos maiores do segmento de moda do Brasil. A operação da empresa engloba a rede varejista Riachuelo, com e-commerce e mais de 300 endereços físicos espalhados por todo o território nacional; três fábricas; uma financeira; três centros de distribuição; dois shoppings e dois teatros.

O tema sustentabilidade é debatido durante o painel três do Congresso Internacional Abit, que acontece entre os dias 22 e 23 de outubro, em Belo Horizonte. Confira a programação completa aqui. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.

 

Fonte: Site Congresso Abit