Castanhal produz juta com respeito ao meio ambiente e às pessoas

05/08/2022

Totalmente integrada ao bioma da Amazônia, a Companhia Têxtil Castanhal cultiva e extrai a fibra da juta de maneira sustentável e sem a geração de resíduos. Com fábrica na cidade de Castanhal, no Pará, e filiais no Amazonas e São Paulo, ela é a maior fabricante de produtos de juta do ocidente e líder de mercado no Brasil há mais de 50 anos.

A fibra têxtil vegetal é transformada em produtos como sacaria para agronegócio, juta cardada para indústria e construção civil, tecidos de juta para moda e decoração e fios de juta para artesanato, entre outras aplicações. No processo de transformação da fibra em tecido são utilizados apenas aditivos orgânicos e óleos vegetais, o que faz com que os produtos sejam totalmente biodegradáveis.

Nas atividades do cotidiano, a empresa tem diversas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU. Entre eles, a prática do comércio sustentável, justo e solidário, com compra da produção garantida e remuneração correta aos produtores (famílias ribeirinhas da Amazônia).

A Castanhal também desenvolve uma ação voltada para viabilização de meios de financiamento à aplicação de tecnologia e conhecimento para a melhoria e disponibilização de sementes de juta a agricultores familiares para cultivo.

Quer saber mais? Então assista ao vídeo abaixo:

Baixe o eBook com as principais ações e resultados das práticas sustentáveis da Castanhal.

A Abit e o Sinditêxtil-SP firmaram compromisso com a CETESB para incentivar as empresas do setor têxtil e de confecção a aderirem cada vez mais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E para compartilhar algumas boas práticas, cinco delas irão contar tudo que estão conseguindo fazer e os resultados obtidos, além de se colocarem à disposição para outras empresas que quiserem mais informações.