Casa de Criadores debate ‘moda do futuro’ em São Paulo

03/12/2025

CCN57

Créditos: Divulgação/Marcelo Soubhia/Ag. Fotosite

 

De 3 a 10 de dezembro, a Casa de Criadores (CdC) realiza sua 57ª edição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), ocupando pela primeira vez o piso Flávio de Carvalho, que reunirá a sala de desfiles e uma grande área expositiva. Essa nova configuração concentra as atividades em um único espaço e permite que a exposição concebida para exibir o trabalho de 15 estilistas se integre aos desfiles, à circulação do público e ao ritmo do evento. 

Calendário do evento - A programação se inicia no dia 3, com o espetáculo de abertura, uma apresentação da Cisne Negro Cia. de Dança com figurino assinado pelo estilista Le Benites, nome de destaque da CdC há várias edições, que apresenta sua coleção através do figurino. Neste primeiro dia, também acontece o Talento Senac, que apresenta o trabalho de dez alunos da instituição coordenados por João Pimenta, marcando o início de uma semana que reúne 58 marcas distribuídas entre 39 desfiles e os 15 nomes da exposição.

Ao longo dos dias, os blocos de desfiles apresentam estreias, retornos e colaborações que renovam o line-up, enquanto a exposição “Qual Moda, Para Qual Mundo?”, com curadoria da artista Karlla Girotto, ocupa o espaço expositivo com trabalhos que articulam moda, arte e pesquisa. A exposição constrói uma reflexão crítica e poética sobre o papel do vestir como um processo que cria subjetividades a partir da imagem, atravessando a contemporaneidade. Indica que a criação de imaginários passa pela criação de mundos e perspectivas – e nisso, está incluso re-imaginar regeneração, território, identidade.

Paralelamente, entre 3 e 5 de dezembro, o CCSP recebe o ciclo de conversas sob o mesmo tema filosófico, “Qual Moda, Para Qual Mundo", com curadoria de Carol Barreto, artista visual, designer de moda autoral e professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Os encontros, gratuitos e abertos ao público, aprofundam discussões sobre política, raça, gênero, economia criativa e os futuros possíveis da moda brasileira.

A programação formativa inclui ainda a segunda edição da oficina “Crie Moda Autoral Transforma”, realizada em parceria com o Sebrae São Paulo e com apoio da Santista, da Singer e da Veste, oferecendo capacitação para 30 pessoas trans, travestis e não binárias. Durante a semana, o grupo de participantes desenvolve técnicas de criação e modelagem com professores como Alexandre dos Anjos, Dayony Moura, Jorge Feitosa e Vicenta Perrotta, culminando em um desfile de encerramento que faz parte do line-up da edição.

Evento contará com grandes estreias - A edição também destaca estreias como CreationsLil, PyriGótik, Mama Nossa Cultura, Vítor Cunha, o coletivo trans Atelier FLÚOR + AVINI e Paula Fávaro, além de retornos como Dystopic e Sioduhi Studio. A parceria de Rober Dognani e Filipe Fanaia, da Das Haus, também retorna na edição N57. A Trama Afetiva, plataforma de moda regenerativa fundada pelo pesquisador e comunicólogo Jackson Araujo e o diretor de conteúdo Luca Predabon, estreia na programação da CdC N57 com desfile de peças produzidas nas iniciativas de capacitação da Trama, exposição individual sobre o potencial criativo da regeneração dos resíduos, chamada de “Do monstro híbrido ao corpo regenerativo” e o lançamento de uma publicação sobre o trabalho da plataforma de 2020 até aqui, “Trama Afetiva: Moda em Regeneração”. Essas ações se distribuem por outros espaços do CCSP, como a Sala de Vidro, onde a exposição ficará durante todos os dias do evento.

Este ano, a Casa de Criadores conta com um conjunto ampliado de patrocinadores, entre eles ApexBrasil, Ministério do Empreendedorismo da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Kenner, Senac São Paulo, Santista, Singer, e apoio do Sebrae São Paulo, do Centro Cultural São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. Patrocinadora oficial, a Kenner encerra a semana com o desfile “Eu Vim de Lá", resultado de um projeto que convidou cinco jovens marcas, em sua maioria periféricas, a desenvolver mini coleções exclusivas para o evento alinhadas com a linha de produtos da calçadista criada em colaboração com a cantora Anitta. E a Singer, mais uma vez, apresenta o resultado de sua parceria com a marca NotEqual, do estilista mineiro Fábio Costa.

A programação da edição N57 acontece de forma contínua de 3 a 7 de dezembro, e depois é retomada nos dias 9 e 10 de dezembro, sempre no CCSP.