,

Câmara Ambiental da Indústria Têxtil lança guia orientador para descarte correto de máscaras

20/11/2020

A Câmara Ambiental da Indústria Têxtil da Cetesb, que é presidida atualmente por Luiz Arthur Pacheco - também líder do Sinditêxtil-SP - acaba de lançar o Orientador e o Cartaz sobre o Descarte de Máscaras. O documento é fruto de árduo trabalho do Sub Grupo do GT1 - Produção e Consumo Sustentável da Indústria Têxtil na Câmara.

O documento foi aprovado pela Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo como Decisão de Diretoria nº 106/2020/P, de 16 de novembro de 2020. Para que isso acontecesse, o grupo reuniu informações disponíveis sobre o assunto por meio dos sites da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), do Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também foram consultados documentos normativos, recém-publicados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como as “Práticas Recomendadas” (PR) para fabricação e uso de máscaras descartáveis. Em abril de 2020, a ABNT publicou a 1ª edição da PR 1002:2020 – “Máscaras de proteção respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, fabricação e uso”, que foi substituída pela 2ª edição, em agosto de 2020.

“Esse é o resultado de um trabalho em conjunto de várias entidades participantes da Câmara Ambiental Têxtil de SP e que demonstra a preocupação com o tema do descarte de máscaras num momento tão sensível em termos de segurança à saúde que estamos atravessando. Parabenizo a todos que, de alguma forma, colaboraram para o êxito desse trabalho. Agora, é de fundamental importância que a Orientação seja divulgada pelos setores de RH e Segurança do Trabalho de nossas empresas, bem como utilizem o cartaz em seus quadros de aviso e locais internos de fácil visualização. Quanto mais divulgação, mais segurança para todos”, afirma Luiz Arthur Pacheco, presidente do Sinditêxtil-SP.

O Sinditêxtil-SP recomenda que as publicações sejam retransmitidas aos contatos e redes sociais para ampla divulgação dos documentos.

Acesse aqui a Orientação sobre utilização e descarte de máscaras de uso não profissional, no contexto da COVID-19.

Veja o cartaz ilustrado.