Buddemeyer completa 70 anos com tradição e tecnologia
10/11/2021
Em 1951, Friedrich Buddemeyer, um tecelão formado nas rigorosas escolas técnicas alemãs e há alguns anos no Brasil fabricando teares mecânicos em Itajaí-SC, mudou de cidade e o rumo do negócio: montou uma pequena fábrica de toalhas em São Bento do Sul (SC) e começou o que hoje é uma das maiores indústrias têxteis da América Latina. Em 2021, ao completar 70 anos, a Buddemeyer tem duas fábricas em território nacional, uma na Argentina e outra no Paraguai, exporta para mais de 30 países, marca presença no varejo com 14 lojas Casa Almeida, emprega mais de 1.200 funcionários, é referência nacional e internacional em roupas premium de cama, mesa e banho e mantém firme o legado de seu fundador com a oferta de produtos de excelência, gestão eficiente e preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores, o bem-estar da comunidade e o respeito ao meio-ambiente.
“Os contínuos investimentos em tecnologia de ponta e na operação logística, associados ao comprometimento de nossos colaboradores, têm nos permitido focar em produtos alinhados às tendências mundiais, entregar cerca de 20 milhões de peças por ano e atender a busca do consumidor por qualidade e conforto”, explica o diretor comercial, Rafael Buddemeyer.
Rafael Buddemeyer, diretor comercial - Crédito: divulgação
A linha Air Cotton é um exemplo dessa combinação de modernidade com tradição. Com um conceito totalmente novo no desenvolvimento e tecnologia de fio aerado e de baixa torção, a linha é composta por toalhas de banho e rosto muito mais leves, macias e de altíssima capacidade de absorção. “Da seleção da matéria-prima, ao processo de fiação, tecelagem e acabamento, cada etapa é desenvolvida com todo o cuidado, proporcionando beleza, toque único e qualidade superior em nossos produtos”, afirma Rafael.
70 anos de história, incluindo crise e superação
O atual diretor comercial da Buddemeyer reforça que quatro gerações contribuíram para o sucesso e o fortalecimento da marca, sempre por meio da busca pelo aprimoramento constante. “Nossos colaboradores têm voz e participam dessa evolução. Afinal, é por meio das pessoas que se estabelecem as conexões para um futuro cada vez mais próspero”, diz. Nesse sentido, vale lembrar o Programa de Participação nos Resultados implantado em 1992 e que teve uma forte influência na consolidação da empresa, tornando-a competitiva, sustentável e moderna. Naquele ano, a Buddemeyer enfrentou uma forte crise, se reinventou e, desde então, adotou um modelo de gestão em que os colaboradores participam ativamente da operação com ideias, projetos inovadores e total liberdade de expressão e são recompensados com até três salários adicionais por ano, em função dos resultados alcançados coletivamente.
Caroline Buddemeyer, diretora de operações e varejo - crédito de imagem: divulgação
Resultados da quarta geração
Além de Rafael, outros três membros da quarta geração Buddemeyer ocupam cargos de liderança na empresa. Caroline é a diretora responsável pelas operações de varejo e Friederich é o diretor adjunto de operações. Ao lado de nomes da terceira geração que ainda estão atuando e com Gediel Patrício, diretor de administração e finanças, eles asseguram que o grupo continue contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, promovendo o bem-estar dos consumidores com soluções de cama, mesa e banho e mantendo o ritmo de 25/30% de crescimento dos últimos anos, com faturamento total de meio bilhão de reais.
Friederich Buddemeyer, diretor adjunto de operações - crédito de imagem: divulgação