Brasil Fashion Designers define finalistas que desfilam na AGRESTE TEX 2026
12/02/2026
Foto: Divulgação FebraTex
Foram definidos os dez finalistas do Brasil Fashion Designers (BFD) – Pernambuco 2026, concurso que integra a programação da AGRESTE TEX, considerada a principal feira têxtil e de confecção do Agreste Pernambucano. O desfile acont ece em 14 de abril de 2026, no Polo Caruaru, reunindo novos talentos e designer de moda.
Nesta edição, o concurso reúne estudantes regularmente matriculados e egressos (com até dois anos de formação) dos cursos técnicos e superiores de moda e vestuário de Pernambuco, evidenciando a força criativa da produção autoral nordestina e reforçando o papel da região como polo de criação, inovação e identidade no setor têxtil.
Os participantes foram desafiados a desenvolver coleções inéditas compostas por três looks completos, voltadas para o Inverno 2026, a partir do tema “O choro da Bossa Nova embala a MPB”, que propõe um diálogo entre moda, música brasileira e identidade cultural. As criações podem ser femininas, masculinas ou mistas, respeitando critérios de sustentabilidade e sem o uso de materiais perecíveis, peles ou matérias-primas de origem animal.
Realizado pelo Febratex Group, o Brasil Fashion Designers tem como missão aproximar designers da moda nacional da indústria têxtil, valorizando inovação, identidade, além de criar oportunidades concretas de visibilidade e inserção profissional.
“O Brasil Fashion Designers é um projeto que conecta criatividade, indústria e mercado. Ao realizarmos mais uma edição em Pernambuco, reforçamos o protagonismo do Nordeste como território criativo e estratégico para a moda brasileira”, destaca Ricardo Gomes, gerente de projetos especiais da FCEM.
A escolha de Pernambuco como palco desta edição reforça o protagonismo do Nordeste como um dos principais pólos criativos do país. Com forte ligação com a cadeia produtiva da moda, o Agreste Pernambucano se consolida como território estratégico para o setor, reunindo tradição produtiva, diversidade estética e capacidade de inovação. Em 2024, o concurso já havia realizado uma edição no estado, fortalecendo essa conexão e evidenciando o potencial criativo local.
O processo seletivo do concurso é realizado em cinco etapas, incluindo pré-inscrição, envio de projetos com croquis, seleção técnica, confecção das peças com matérias-primas fornecidas pela organização e desfile final.
Além do desfile no dia 14 de abril, os looks finalistas também ficarão expostos entre os dias 15 e 17 de abril de 2026, durante a programação da AGRESTE TEX.
Os finalistas foram: Ally Czar, 29 anos, do Senai (Paulista), de Recife – PE; Ana Carina Brito, 48 anos, do Senai (Recife), de Recife – PE; Camyle Nogueira, 21 anos, do Senai (Caruaru), de Toritama – PE; Clara Albuquerque, 20 anos, do Senac (Recife), de Jaboatão dos Guararapes – PE; Erika Rayssa, 27 anos, do Senai (Paulista) de Paulista – PE; Flávia Banastor, 38 anos, do Senac (Recife), de Recife – PE; Jards Felipe, 28 anos, do Senai (Paulista), de Abreu e Lima – PE; Ka Helena, 21 anos, do Senac (Recife), de Olinda – PE; Michelly Demézio, 24 anos, do Senac (Recife), de Nazaré da Mata – PE; e Thayna Willyane, 23 anos, do Senai (Caruaru), de Caruaru – PE.
Durante o desfile, serão escolhidos o 1º, 2º e 3º lugares, além do Prêmio Excelência. O vencedor do 1º lugar receberá como premiação um convite para desfilar na Expotextil Perú 2026, em Lima, com despesas de passagens aéreas, hospedagem, alimentação e transporte custeadas pela organização. Já o vencedor do Júri Popular será contemplado com uma máquina de costura reta. Todos os finalistas receberão certificado de participação.