ApexBrasil inaugura sede própria em Brasília
17/12/2025

Divulgação
A Abit esteve presente na inauguração da sede própria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que ocorreu no dia 15 de dezembro, em Brasília. A entidade foi representada por Fernando Valente Pimentel, diretor-superintendente e presidente emérito da Abit.
Estiveram presentes na cerimônia, ainda, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como outras autoridades, ministros, parlamentares, representantes dos setores público e privado, convidados e colaboradores da ApexBrasil.
O evento marcou a abertura de 500 novos mercados internacionais no período entre 2023 e 2025, sob a liderança do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e com a participação da ApexBrasil, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do e Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
“Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos muito felizes de abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agencia dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo”, destaca Jorge Viana.
Da esquerda para a direita: Maria Paula Velloso (gerente de Indústria e Serviço da ApexBrasil), Jorge Viana (presidente da ApexBrasil) e Fernando Valente Pimentel (diretor-superintendente e presidente emérito da Abit). | Divulgação.
Sede será aberta à população e terá espaço multiuso - O conceito da sede própria da ApexBrasil – que desde sua criação em 2003 ocupa imóveis alugados - foi pensado para criar um espaço integrado à cidade, aberto a atividades artísticas, educativas, literárias, exposições e à divulgação dos produtos brasileiros para o mundo. O edifício Lotus 903, de arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx, foi construído seguindo padrões rigorosos de sustentabilidade e eficiência energética. Com cerca de 17 mil metros quadrados, localização estratégica próxima ao Parque da Cidade Sarah Kubitschek e fácil acesso ao transporte público, o projeto traduz o compromisso da Agência com inovação, sustentabilidade e impacto social positivo.
Antes mesmo de sua inauguração, o projeto já recebeu duas premiações: o Iconic Awards 2025 – Innovative Architecture, na categoria “Arquitetura Visionária e Inacabada”, dedicada a conceitos e propostas que apontam caminhos inovadores para o futuro do design arquitetônico; e o German Design Award 2025, na categoria “Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual”, que reconhece a excelência e a inovação em arquitetura e design.
Brasil celebra marco histórico de 500 novos mercados internacionais - Em um cenário mundial de incertezas, o Brasil encerra 2025 celebrando um avanço histórico: a abertura de 500 novos mercados internacionais para produtos nacionais. Sob a liderança do Presidente Lula, essa conquista é fruto de um intenso trabalho integrado do MAPA, com a participação da ApexBrasil, do MRE e do MDIC.
"Chegamos aos 500 novos mercados para os produtos brasileiros. Este marco representa mais de US$ 3,4 milhões para as empresas brasileiras que estão exportando nessa nova política do governo do presidente Lula”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
São mercados abertos em mais de 80 países, com um potencial de exportação superior a US$ 37,5 bilhões por ano, segundo estimativas do MAPA. Cada país pode habilitar diversos tipos de produtos. Entre os itens incluídos nessa expansão, destacam-se carnes, algodão, frutas, pescados entre outros.
Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras. No período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e 5 vice-presidenciais, ampliando conexão com mercados prioritários. Segundo o presidente da Agência, a expansão demonstra o quanto o Brasil é competitivo e está pronto para aproveitar novas oportunidades em diferentes regiões do mundo.
Até outubro de 2025, ApexBrasil registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco ampliado nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a descentralização das ações de promoção comercial.

Ilustração da sede própria da ApexBrasil. Divulgação: ApexBrasil