,

ABNT completa 80 anos acompanhando o desenvolvimento do Brasil

28/09/2020

Fundada em 1940, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas - completa, em 28 de setembro, 80 anos de histórias e conquistas. A trajetória da organização atravessa décadas em demonstração de eficiência, sintonia com os avanços da normalização mundial e compromisso com o desenvolvimento do País.

Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização - ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas - Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização - AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional - IEC).

A Associação é ainda responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), elaboradas por seus Comitês Brasileiros (ABNT/CB), Organismos de Normalização Setorial (ABNT/ONS) e Comissões de Estudo Especiais (ABNT/CEE).

Para Fernando Pimentel, presidente da Abit, a comemoração é extremamente importante, principalmente em um momento de tantas certificações. “Parabéns à ABNT e todos que fizeram essa história acontecer. A Abit se sente orgulhosa em participar dos conselhos dessa entidade”, afirma.

Desde 1950, a ABNT atua também na avaliação da conformidade e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e alicerçada em uma estrutura técnica e de auditores multidisciplinares, garantindo credibilidade, ética e reconhecimento dos serviços prestados.

Prestigiada dentro e fora do Brasil, completa mais um aniversário mantendo-se fiel à missão de promover a importância da normalização como contribuição para a inovação, desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente, saúde da população e defesa do consumidor, impactando assim todos os segmentos.

Veja, abaixo, o vídeo de pronunciamento do presidente do Conselho Deliberativo, Mario William Esper, em comemoração à data especial.