,

Abit homenageia empresas centenárias do setor T&C

21/12/2022

Dezenove empresas centenárias do setor têxtil e de confecção brasileiro foram agraciadas com a Medalha do Mérito Abit. A cerimônia foi realizada no dia 8 de dezembro e homenageou corporações que enfrentam, todos os dias, os desafios do empreendedorismo no Brasil e transformaram muitas vidas. “Atravessaram a Revolução de 1930, o fim do estado novo, o golpe militar, fim da ditadura e dois impeachments. Dos réis ao real, foram vários planos econômicos e índices de inflação sempre entre os mais altos do mundo. Empresas que se mantiveram firmes e hoje nos trazem esperança de longevidade”, destaca o presidente da Abit, Fernando Pimentel. 

O design da Medalha foi inspirado na estatueta criada para a Abit pela artista plástica Temis de Paris. Em uma das faces está a representação, em alto relevo, de um manequim feminino desenhado por fitas e coberto por um leve tecido. Um conselho composto por sete membros com direito a voto decide a outorga da Medalha.

Confira, a seguir, um pouco mais sobre cada uma das homenageadas: 

ALPARGATAS

A empresa Alpargatas iniciou suas atividades em 1907, na Mooca, em São Paulo. Superando inúmeras dificuldades ao longo dos cem anos, a companhia tornou-se uma das maiores indústrias calçadistas do Brasil. Além das lonas e sandálias, muitas das marcas lançadas ou adquiridas pela Alpargatas tornaram-se bastante populares no Brasil, e até mesmo fora dele, como as Havaianas, por exemplo. 

 

ALTENBURG

A empresa Altenburg nasceu em 1922 e tem sede em Blumenau, Santa Catarina. É considerada a maior produtora de travesseiros do Brasil. Atualmente gera 1,7 mil empregos diretos e está em mais de 7 mil pontos de venda em todos os estados brasileiros, além de países da América Latina. Tem unidade fabril em Sergipe, São Roque e no Paraguai.   

AZIZ NADER

A Aziz Nader foi fundada em 1913 e é especializada no segmento de fiação utilizando tecnologias inovadoras e fornecendo produtos destinados a diversos setores. Está localizada na cidade de Barueri, em São Paulo. Hoje a empresa hoje produz, além do fio de poliéster virgem, fios com matérias-primas 100% recicladas.  

CEDRO TÊXTIL

A história da Cedro Têxtil teve início em 1872. Sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa também tem fábricas nas cidades de Sete Lagoas, Caetanópolis e Pirapora. Com capital 100% brasileiro, possui atuação em todo o Brasil e no exterior. Tem capacidade de produção de quase 170 milhões de metros quadrados de tecidos por ano. Diversos produtos compõem as linhas Moda, Profissional e Tecidos Técnicos. 

 

CIA. HERING

Fundada na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, em 1880, a Cia. Hering tem se reinventado constantemente ao longo de mais de 140 anos e é reconhecida em todo o território nacional. Direcionada para os públicos masculino e feminino, segue à frente do segmento de lifestyle casual e é considerada a maior rede de franquias de vestuário do Brasil com as marcas Hering, Hering Kids e Dzarm.   

COATS CORRENTE

A Coats Corrente se estabeleceu no Brasil, em 1907, como Cia Brasileira de Linhas para Coser. Na década de 1950 ficou conhecida como Linhas Corrente. Já em 1995, alinhando-se com o grupo global, assumiu o nome Coats Corrente. A empresa opera no ramo têxtil com suas paixões em costura, crochê, tricô, bordado e artesanato. Com presença global, sua sede no Brasil está localizada em São Paulo. 

COMPANHIA INDUSTRIAL TÊXTIL

Fundada em 1902 e conhecida por ser a fabricante dos Tecidos Constâncio Vieira, a Companhia Industrial Têxtil atende os principais segmentos nas Linhas Moda e Profissional. Atualmente, a terceira geração está à frente da empresa que gera mais de 500 empregos diretos e é considerada uma das maiores empregadoras no município de Estância, em Sergipe. 

DÖHLER S.A

A Döhler S.A foi instaurada em 1881. A empresa 100% brasileira está sediada em Joinville, Santa Catarina. Lá estão os três mil colaboradores e um parque fabril de 200 mil metros quadrados. Produz 1.400 toneladas por mês e é referência quando o assunto é produtos de cama, mesa, banho e decoração. Atende tanto consumidores domésticos como grandes empresas.  

FIATECI

Foi na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 1891, que a Fiateci iniciou suas atividades. Em 2010 passou a operar em Canoas. Hoje, com mais de 130 anos de tradição, é o maior fornecedor nacional de tecidos para cadeiras de escritório. Fabrica tecidos para espaços corporativos, instituições de ensino, auditórios e teatros, hotéis e transporte público.  

KARSTEN

Fundada em 1882, em Blumenau, Santa Catarina, a Karsten é referência nos mercados de cama, mesa, banho e tecidos de decoração. Hoje a marca está presente em mais de 20 países, sendo que no Brasil são mais de sete mil pontos de venda dos produtos Karsten, Karsten Decor, Karsten Ateliê e Trussardi. 

LUPO

Marca e fabricante referência na indústria têxtil do Brasil, a Lupo iniciou as atividades em 1921, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo. Hoje conta com três unidades produtivas onde trabalham mais de nove mil funcionários. São mais de 200 milhões de peças comercializadas por ano, estando presente em todo o Brasil com as marcas Lupo, Lupo Sport, TriFil e Scala.  

PARAMOUNT 

Fundado em 1893, o grupo Paramount Têxteis é um dos maiores conglomerados do setor têxtil da América Latina. Atua em quatro divisões de negócios: fios para malharia e tricô para trabalhos manuais (Lansul e Pingouin), tecelagem (Collezione Paramount), Alfaiataria (Paramount) e tops de lã. Além de fabricar produtos em pura lã, é a única empresa das Américas capaz de produzir o exclusivo Super 150's - lã fria de finíssima micronagem. 

 

PEIXOTO GONÇALVES

 Localizada no Estado de Sergipe, a trajetória da Peixoto Gonçalves começou em 1906. Com tradição no mercado têxtil, é uma empresa familiar com a quinta geração na gestão. Produz tecidos de uso profissional, linha home e toalhas de banho, produtos que atendem o uso doméstico, hospitais e hotéis.  

SÃO JOÃO EVANGELISTA 

A Fábrica de Tecidos São João Evangelista teve início no final do século XIX, com a fabricação de cobertores. Instalada em Juiz de Fora, Minas Gerais, hoje em dia é conhecida por produzir tecidos tricolines 100% algodão. Faz parte do SJE Group, que agrega quatro empresas: a SJE Têxtil, Outlet Têxtil, Farol - fábrica de algodões hidrófilos e, por fim, Polax - marca de produtos hospitalares. A presidência é ocupada por Marcelo Assis. 

SANTANENSE

A Santanense foi instaurada em 1891, na cidade de Arraial de Sant’ana de São João Acima - hoje Itaúna, Minas Gerais. Em mais de 130 anos de atividades, atualmente é uma das mais renomadas fabricantes de tecidos profissionais na América Latina. Está em busca constante de adequação e melhorias de produtos com atenção especial à sustentabilidade socioambiental.  

SÃO JOANENSE

A São Joanense iniciou suas atividades no ano de 1891, com a fabricação de tecidos de algodão e muitos outros materiais têxteis. A empresa possui um grande repertório de produtos em seu portfólio. Entre eles, flanelas estampadas e brins.

SERGIPE INDUSTRIAL 

Instaurada no Estado de Sergipe no ano de 1882, é uma das maiores na fabricação de tecidos e confecção de cama, mesa e banho.  A empresa possui duas unidades, sendo a matriz localizada na cidade de Aracaju, onde produz tecido cru, e a filial em Riachuelo produz a felpa e confecciona toda linha de cama, mesa e banho, e também é feito todo o acabamento dos tecidos.

UNITÊXTIL 

A Unitêxtil foi fundada em 1893, na cidade de Aracat,no Ceará. Hoje concentra as atividades em uma moderna planta industrial de fiação e tecelagem em Fortaleza. Produz mensalmente cerca de 1,8 milhão de metros lineares de tecido cru em algodão, e tecidos mistos com poliéster. Além das linhas de cama e mesa e tecidos industriais, a Unitêxtil possui uma grande variedade de tecidos destinados ao vestuário.  

WERNER TECIDOS 

Instalada em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 1904, a Werner Tecidos foi fundada por descendentes alemães com foco na produção de seda. Com showroom na capital paulista, a empresa produz tecidos de alta qualidade para grandes marcas de moda. Com know how único no processamento da seda e domínio das etapas produtivas, conta com mais de 270 funcionários operando com retorção, tecelagem, tinturaria, estamparia e acabamento. 

Assista ao vídeo com as mensagens das empresas mensagens das empresas homenageadas com a outorga da Medalha.