,

Abit elege presidente para o triênio 2023-2025

20/10/2022

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) escolheu, em 20 de outubro, o novo presidente para o triênio 2023-2025. O empresário Ricardo Steinbruch (foto) foi o eleito juntamente com os membros do Conselho de Administração que fizeram parte da chapa única. O mandato começará em janeiro do próximo ano. Fernando Valente Pimentel, que comandou a entidade por dois mandatos consecutivos, permanece no cargo até o final de 2022.

“Gostaria de agradecer a confiança dos associados da Abit, entidade que faz um trabalho excelente de representatividade do setor têxtil e de confecção. Teremos um triênio interessante pela frente, com um governo que precisará pensar na industrialização do País. Queremos fortalecer ainda mais a Abit com pautas propositivas”, comentou Steinbruch.

O novo líder da Abit é bacharel em Administração de Empresas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Desenvolveu sua carreira na Indústria Têxtil, onde atua há mais de 35 anos. É Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, AVCO Polímeros Brasil, Finobrasa Agroindustrial S.A., Pajuçara Confecções S.A. e Fibra Empreendimentos Imobiliários. Conselheiro das empresas: Textília S.A., Elizabeth S.A. Indústria Têxtil, Vicunha Steel S.A. e Vicunha Aços S.A., Diretor Presidente da Vicunha Ecuador S.A., Diretor da Vicunha Uruguay S.A., Diretor Superintendente da Rio Iaco Participações S.A. Foi Membro do Conselho da CSN – Cia Siderúrgica Nacional e Presidente do Conselho do Banco Fibra. É membro dos Conselhos do IEDI, ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), Coscex (Fiesp) e do Conselho Consultivo da Pinacoteca. É Patrono do Masp e Museo Reina Sofia (Madri), e pertence ao Programa de Associados MAM Rio. É brasileiro, casado, 63 anos e tem três filhos.

A Abit tem 65 anos e é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Representa a força produtiva de 24,6 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,36 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de R$ 161,4 bilhões.