Abit e entidades internacionais monitoram processo do Acordo Mercosul–União Europeia

09/02/2026

Declaração Conjunta

Foto: Divulgação

Durante a Première Vision Paris, que ocorreu de 03 a 05 de janeiro, a Abit assinou, em conjunto com a EURATEX, a FITA e a AICP, uma declaração conjunta que destaca a importância do Acordo UE-Mercosul para a competitividade das indústrias têxtil e de confecção em ambos os blocos econômicos.

As entidades seguem monitorando o processo de internalização do acordo e reafirmam a confiança de que a importância estratégica da parceria prevalecerá, mesmo diante da submissão do tema ao Tribunal de Justiça da União Europeia.

Juntas, as indústrias têxtil e de confecção dos dois blocos representam uma força econômica expressiva. Na União Europeia, o setor reúne cerca de 200 mil empresas, emprega 1,2 milhão de trabalhadores e registra um faturamento anual de 170 bilhões de euros. Já no Mercosul, considerando Brasil, Argentina e Paraguai, são aproximadamente 30.050 empresas, com 1,9 milhão de trabalhadores e um faturamento estimado em 45 bilhões de dólares.

Para mais informações, é possível consultar o texto completo da declaração conjunta, que detalha os posicionamentos e expectativas em relação ao acordo.