,

Crescem ataques cibernéticos às indústrias

24/01/2018

Pesquisa da Kaspersky Lab mostra que em 2017 os ataques cibernéticos direcionados às indústrias aumentaram. De acordo como estudo, um quarto dos industriais que participaram da Pesquisa de Riscos de Segurança de TI¹ já enfrentou investidas virtuais diversos.

Aproximadamente 28% das 962 indústrias pesquisadas sofreram ataques direcionados nos últimos 12 meses. Isso representa 8% a mais que no período anterior, quando apenas 20% das organizações industriais vivenciaram injúrias direcionadas. Isso confirma as previsões dos especialistas da ICS CERT da Kaspersky sobre o surgimento de um malware específico voltado a vulnerabilidades dos componentes de automação das fábricas em 2018.

Cerca de 48% das indústrias relatam que não há informações suficientes sobre as ameaças que visam especificamente seu setor. Diante da falta de visibilidade da rede, 87% das companhias responderam afirmativamente quando perguntado se algum dos eventos de segurança de TI/TO ocorridos no ano anterior eram complexos. Esse é um forte indicador da natureza cada vez mais complexa dos incidentes de segurança que afetam as infraestruturas de TI e de TO, e não surpreende o fato de que as organizações industriais gastam em média de vários dias (34%) a várias semanas (20%) detectando um evento de segurança.

As próprias fábricas estão totalmente cientes da necessidade de proteção de alta qualidade contra ameaças virtuais. 62% dos funcionários das indústrias acreditam firmemente que é necessário usar um software de segurança de TI mais sofisticado. No entanto, somente o software não é suficiente: quase metade (49%) das indústrias participantes culpa os funcionários por não seguir corretamente as políticas de segurança de TI, o que representa 6% a mais que os respondentes de outros setores. O treinamento de conscientização sobre cibersegurança é ‘obrigatório’ quando se trata de organizações industriais, considerando que cada funcionário tem papel fundamental na segurança da empresa e manutenção da continuidade das operações.