Congresso Internacional Abit 2016 - Painel 2: Varejo

01/06/2016

Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, foi keynote speaker do segundo painel apresentado durante o Congresso Internacional Abit 2016, que tratou do varejo. A executiva ressaltou a importância deste segmento da economia para o País. "Somos os maiores empregadores do Brasil, após o governo", disse. Ela destacou a relevância do consumidor para o sucesso dos negócios. "O cliente gosta de todo tipo de atendimento, indiferente do canal", afirma.

Luiza Trajano fala da importância do atendimento dos clientes 

Renato Meirelles, presidente do Data Popular, foi mediador do debate e falou da necessidade de entender o fator humano. "Antes de cada número existe a história de um brasileiro que tem medos e tenta sobreviver à crise". Já a gerente de Inteligência de Mercado do WGSN, Lorna Hall, salienta que o varejo precisa pensar no cliente de uma forma diferente e quais são os caminhos e ferramentas que podem ser usadas para continuar competitivo. "É fundamental se adaptar às necessidades do consumidor. O grande teste é saber se o cliente vai escolher sua marca ou outra", alerta. "Em 2014, 37% das mulheres foram responsáveis pela renda familiar e isso deve continuar crescendo". Essa foi uma das constatações de Alfredo Pinto, diretor da Bain & Company, que abordou as tendências de comportamento do consumidor e suas escolhas de compra.  Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, e Laércio Consenti, CEO da Totvs, também participaram do painel e contaram suas experiências com o consumo e a importância de gerenciamento do atendimento.

Participantes do painel de varejo discutem o consumidor como centro do negócio

Crédito das fotos: Ricardo K.