,

Lupo completa 100 anos

23/02/2021

A história da Lupo começa em 21 de março de 1921, data da fundação da Fábrica de Meias Araraquara (nome fantasia). Hoje, aos 100 anos, é destaque quando o assunto é sustentabilidade e marca presença em diversos países pelo mundo. Entre as homenagens e prêmios colecionados está a Medalha do Mérito Abit na categoria “Empresa do Ano”, em 2016.

“Parabenizo a Lupo pelos 100 anos de existência. É uma empresa que nos orgulha, engrandece o nosso setor e de sucesso exemplar”, destaca o presidente da Abit, Fernando Valente Pimentel. “Também parabenizo a presidente Liliana Aufiero pelo primoroso trabalho que realiza à frente dessa grandiosíssima empresa”, acrescenta Pimentel. “Eu mesma nem acredito que estou na Lupo desde 86. Sou Lupo desde que nasci. As raízes eram fortes e firmes, aguentaram chuvas e trovoadas”, comenta a executiva da empresa.

Lupo, 1921 

Histórico - Os registros revelam que a Lupo nasceu em Araraquara, interior paulista, na sala de estar da casa do imigrante italiano Henrique Lupo. Nos anos 50, além das meias masculinas, já fabricava também meias infantis e meias finas femininas, que se usavam com cinta-liga.

A partir de 1993, iniciou uma agressiva estratégia de diversificação de suas linhas e, principalmente, foi uma das pioneiras em implantar as lojas para o varejo concentrando em um único ponto de venda, todos os itens produzidos pela Lupo. Deu certo. O processo começou com três lojas Lupo e hoje são mais de 300 franquias em todo o País.

A Lupo é líder do mercado brasileiro de meias, cuecas e de lingerie sem costura. Na linha infantil, tem também itens licenciados de grande apelo para as crianças, como personagens da Disney, Mattel, Warner Bros e Cartoon, entre outros. Em 2010, entrou no mercado esportivo e lançou a marca Lupo Sport, com uma coleção com cerca de 500 itens, entre roupas para homens e mulheres praticantes de atividades esportivas e frequentadoras de academias.

Em 2016, a Lupo em seu processo de desenvolvimento adquiriu o Grupo Scalina, detentor das marcas Trifil e Scala, aumentando significativamente sua participação no mercado. No total, os consumidores contam com 12 mil itens Lupo, que atendem a todos os segmentos e estilos.

Lupo, anos 2000

A empresa, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados em Araraquara e emprega 5 mil pessoas da região, fornece produtos para mais de 35 mil pontos de vendas no território nacional. Atualmente a Lupo exporta para mais de 20 países.