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De olho no potencial do Brasil, Epson aposta alto na impressão digital

06/02/2020

A Epson quer liderar uma verdadeira transformação na impressão digital têxtil no mercado brasileiro e está criando a oportunidade para isso acontecer. A empresa escolheu o País para sediar o seu primeiro Centro de Soluções neste segmento em todo o mundo. Trata-se de um espaço equipado com o que há de mais moderno no quesito, dedicado à pesquisa, assistência e treinamento para qualquer profissional ou empresário, sendo cliente ou não.

“Hoje é um importante marco para a indústria têxtil do Brasil e toda América Latina. A Epson tem um grande comprometimento com inovação e desenvolvimento com a construção de propriedade intelectual na área de impressão têxtil. E o Brasil tem um papel fundamental nas soluções para esse mercado. Esse centro é um grande passo para o foco de soluções técnicas e apoio aos clientes”, afirmou Keith Kratzberg, presidente e CEO da Epson Americas, durante a inauguração do projeto, no dia 4 de fevereiro, em Barueri (SP).

Centro de Soluções é o 1º do mundo

A escolha do País para tal investimento não ocorre à toa. O Brasil possui a maior cadeia têxtil do Ocidente, e apenas 8% deste universo utiliza a tecnologia de impressão digital em suas produções. Mesmo com pouco uso explorado, a companhia morde uma fatia de 70% do mercado dessa área e vislumbra um potencial. A perspectiva é de que em três anos 25% dos industriais brasileiros usem a técnica e, em cinco anos, o valor chegue a 38%. “Hoje a gente começa a acelerar esse crescimento que chamamos de revolução de impressão digital da indústria têxtil neste território. Existe um mundo para explorarmos. É nisso que acreditamos e podemos impulsionar esse mercado. Nós queremos acelerar isso”, destacou Fabio Neves, diretor presidente da Epson no Brasil.

Fabio Neves acredita na transformação digital no País

Os planos de expansão são ambiciosos e vão além dos valores comerciais. A pretensão é de também aumentar níveis de sustentabilidade. De acordo com a companhia, o uso de impressão digital reduz o consumo de água em mais de 90%, de energia e as emissões de carbono em até 40%. “Devemos estar preocupados com o meio ambiente. Temos que olhar o futuro do nosso planeta e ajudar a indústria a buscar um novo horizonte mais sustentável, seguindo novas demandas”, enfatiza Fabio.

SureColor F2100 pode imprimir diretamente em peças de vestuário. Já tem sido utilizada por lojas conceito de marcas como Hering e Riachuelo

Fabricar mais com menos, de maneira tecnológica, sustentável e sob demanda parece ser uma ideia fixa para a empresa. Já que o espaço recém-inaugurado conta com 200m², possui capacidade de produzir até 200 mil m² de tecido estampado e 20 mil camisetas por mês. Se o método adotado fosse de uma estamparia analógica, seria necessário um local pelo menos 10 vezes maior. “Mais do que uma fábrica, o Solution Center é inovação. Nós queremos fomentar essa transformação digital”, acrescenta o executivo. Com seis máquinas, a mini fábrica emula completamente o ciclo de impressão desde tecidos até mesmo em peças prontas.

As visitas ao local podem ser feitas gratuitamente, basta fazer o agendamento prévio no portal da Epson.

Veja os detalhes técnicos dos equipamentos.

Monna Lisa é o grande trunfo da empresa. Já que aceita qualquer tipo de tecido, mediante a mudança de tinta específica para cada tipo de base