Coronavírus: como sua empresa pode ajudar?

25/03/2020

*Atualizado em 02/4/2020 às 17h38

 

Pensando em como auxiliar e orientar as empresas e profissionais do setor têxtil e de confecção, que têm disponibilidade para colaborar na contenção do Coronavírus, a Abit disponibiliza algumas informações para facilitar essas iniciativas.

Já existem ações de companhias que estão confeccionando máscaras, aventais e demais itens de proteção para doação ou comercialização. De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, existe a possibilidade de confeccionar as máscaras em tecido para pessoas que não estão infectadas ou que estão fora do ambiente hospitalar. Entretanto, trata-se de uma medida que reduz as possibilidades de contágio, não sendo recomendadas, em hipótese alguma, para utilização em ambientes hospitalares, cirúrgicos ou de alto risco. É importante salientar que o uso de máscaras de tecido necessita de cuidados especiais na higienização para não haver problemas com contaminação. 

Desta forma, a Entidade reúne aqui informações relevantes para que todos possam colaborar da melhor forma possível.

Para o caso de empresas que querem produzir máscaras e aventais cirúrgicos, aqui está a resolução da ANVISA com especificações técnicas. Consulte ainda a RDC Nº 356, que define os critérios e os procedimentos extraordinários e temporários para tratamento de petições de regularização de equipamentos de proteção individual identificados como estratégicos pela Anvisa.  Incluímos aqui ainda um esclarecimento da ABINT - Associação Brasileira de Nãotecidos e Tecidos Técnicos - sobre a fabricação das máscaras cirúrgicas. Aqui também está a lista para demais EPI’S que são mais demandados no momento, como gorros, lençois, etc.

Em resposta à Resolução 356/2020 da ANVISA, a ABNT disponibilizou gratuitamente à sociedade, as normas técnicas relacionadas à fabricação, importação e aquisição de dispositivos médicos identificados como prioritários para uso em serviços de saúde e também as normas referentes à ventiladores pulmonares e mais alguns produtos. No total, são 32 normas técnicas gratuitas, que poderão ser visualizadas integralmente e impressas diretamente da Loja Virtual ABNT, no ABNTCatálogo (www.abntcatalogo.com.br).

Em uma ação coordenada pela Rede SENAI de Inovação, o SENAI-Cetiqt organizou instruções para a indústria têxtil que deseje reorientar o sistema produtivo para fabricar máscaras de proteção e aventais de uso hospitalar. As fichas técnicas orientam a fabricação de máscaras descartáveis simplificadas em tecido TNT sintético, que poderão ser utilizadas tanto em centros médicos quanto vendidas ao público em farmácias. As orientações vão desde a gramatura, a espessura e a densidade do tecido utilizado até a forma como os produtos devem ser embalados para distribuição ao comércio.

CONSULTE AQUI O MATERIAL ORIENTATIVO DO SENAI-CETIQT.

 

CONSULTE TAMBÉM O GUIA DE PERGUNTAS E RESPOSTAS DA ABIT SOBRE FABRICAÇÃO DE MÁSCARAS 

 

CONHEÇA A FERRAMENTA DA ABIT QUE UNE AS EMPRESAS INTERESSADAS EM FORNECER E COMPRAR ESSES ITENS.  

 

 

Vídeo tutorial da ferramenta

 

 

Vamos juntos!