,

Texneo atinge marca de 85% de eficiência na Estação de Tratamento de Efluentes

29/06/2022

A Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil com foco na produção de malhas em rolos para os segmentos sportswear, beachwear e underwear, anuncia o lançamento de seu Relatório de Sustentabilidade 2021. Para comemorar, a empresa atinge a marca de 85% de eficiência na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Segundo a legislação ambiental, a eficiência precisa ser igual ou maior de 80%. A meta, segundo a Texneo, é chegar a 88% ainda em 2022.

Além disso, a empresa possui a Certificação STANDARD 100 by OEKO-TEX®, um sistema internacional do setor têxtil que abrange suas fases do processo, desde a matéria prima até o acabamento final dos tecidos. O STANDARD 100 by OEKO-TEX® é uma das etiquetas mais conhecidas do mundo para produtos têxteis testados quanto à presença de substâncias nocivas.

“Esse material é uma entrega realmente superior de todo o nosso time, que com certeza irá abrir portas importantes para os próximos degraus que estamos dispostos a subir para tornar a Texneo uma empresa melhor a cada dia”, comenta Francis Axt, consultora financeira da Texneo.

Além disso, a Texneo desenvolveu um inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE), uma ferramenta para a quantificação das emissões e avaliação da pegada de carbono. Para isso, foi realizado um projeto que visa purificar a fumaça das chaminés das ramas (equipamento utilizado para realizar o acabamento da malha). O projeto tem sua conclusão prevista para 2022 e tem como metas a redução de 1.375kg vapor/hora; redução de 1,18 m³/h de cavaco; redução de 1.542.437 kg/ano de CO2, pois será reduzido o consumo de biomassa; e melhorar a qualidade de emissões atmosféricas, que já atendem a legislação vigente.

“Todos os dados contidos neste relatório reforçam nossa responsabilidade econômica, social e ambiental como nossa base estratégica, razão pela qual, a partir deste ano, passaremos a incorporar em nosso balanço anual o relatório ESG -- Governança Ambiental e Social”, explica Axt.

Em 2021 a Texneo tornou-se signatária do “Movimento Somos ODS Santa Catarina” e recebeu o Selo como contrapartida das ações praticadas pela empresa. O ODS SC é um movimento social que atua em estreita colaboração com o Pacto Global da ONU e tem a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, buscando a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.

Vale destacar que para a criação do relatório, foi realizado um trabalho de compilação de dados, mapeamento de ações e análise de impacto, que contou com a dedicação de uma equipe de 23 pessoas e um time de mais de 450 colaboradores engajados na causa. O Relatório é um material que mapeia as iniciativas de ESG e seus resultados e será adotado para nortear os indicadores de crescimento sustentável da empresa. "Nos orgulhamos de sermos uma organização feita de pessoas, para pessoas. Acreditamos que o engajamento é a base do sucesso de qualquer iniciativa, inclusive de ESG”, finaliza Francis.

Confira aqui o relatório.


TAGS:
Texneo