,

Saiba como proteger seus tecidos da umidade

27/02/2020

Os tecidos são materiais que precisam de cuidados especiais. Por isso, os produtores devem ter certos cuidados, que vão da escolha das fibras até o armazenamento e toda logística de entrega dos itens.

Falando em processo produtivo, o controle de umidade relativa do ar é uma das questões que deve ser levada em consideração. Artigos em algodão e seda são delicados e podem ter a qualidade prejudicada na estocagem. Podendo levar, até mesmo, ao prejuízo total da mercadoria.

Já o excesso de umidade propicia a criação de microrganismos, responsáveis pela formação de mofo. Além de se alimentarem da fibra, fungos alteram o que há de mais importante, a aparência dos tecidos. Uma das dificuldades fica por conta da separação de fios, o que para a indústria têxtil é crucial, pois causam problemas e interferem na produção. Além disso, pode alterar diretamente os produtos, deformando e mudando a cor. Outro problema comum é a dificuldade de secagem, podendo levar até a mudança na tonalidade e coloração.

Os equipamentos também podem ser afetados, pois convivem constantemente com problemas de oxidação, corrosão e, em alguns casos, até ferrugem nas engrenagens das máquinas. Por isso, tão importante quanto a produção dos artigos têxteis é a fase de armazenamento e controle do parque fabril.

Uma das soluções é manter o local que vai receber o material com a temperatura controlada. Os desumidificadores de ar podem ser uma alternativa para impedir a proliferação de microorganismos e evitar perdas. A empresa Thermomatic trabalha com desumidificadores que atendem ambientes de até 25.000 m³ e devem ficar tanto no ambiente de produção como armazenagem. O controle deve ser contínuo, assim que a umidade atingir o valor estabelecido, o equipamento desliga, voltando a funcionar quando necessário.

Realizando o controle dos ambientes de produção e armazenagem, a qualidade dos produtos é garantida, bem como dos equipamentos utilizados na produção. Assim é possível evitar prejuízos financeiros e perda de materiais.