,

Museu têxtil promove exposição virtual com obras de 43 artistas de vários países

30/09/2022

Com a participação de 43 artistas de 18 nacionalidades, o Museu Têxtil apresenta sua 2ª Exibição Virtual Internacional, intitulada “Beleza Intelectual”, que exibe um recorte da produção artística contemporânea de Arte Têxtil e Técnica Mista entre os anos de 2004 a 2022. São 116 trabalhos que cruzam Poética e Estética para dar forma as novas possibilidades de interação com a Arte e com a Cultura.

Buscando, mais uma vez, criar um diálogo e promover o intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e outros países, a exposição com curadoria de Rodrigo Franzão proporciona uma experiência única, visto que, com a chegada definitiva do Metaverso, é necessário se familiarizar com os mecanismos contemporâneos de interação com a realidade virtual, adaptando-se a um mundo análogo, que tenta replicar a realidade com foco na conexão social.

Para introduzir a universalidade dos conceitos e expressões de arte presentes nas pesquisas, técnicas e estilos que são apresentados por Artistas Têxteis e de Técnicas Mistas, o curador, para esta exibição, insinua as referências do filósofo grego, Platão, e do crítico de arte, Harold Osborne, levando à reflexão sobre o próprio processo de evolução e de transcendência.

Caminho percorrido individualmente por cada admirador da arte. Trajetória fascinante, que escolta amigavelmente de forma receptiva a clarividência de que o conceito de beleza está, intimamente, ligado à transparência no processo em que o indivíduo manipula e se apropria da materialidade do mundo para desabrochar a sua evolução. Apropriação esta que aparentemente se frequenta no mundo das ideias; afluência de memória, afeto, experiência e beleza.

A exibição virtual ficará em cartaz até 28 de fevereiro de 2023, podendo ser contemplada pelo link museutextil.com. Com entrada franca, o ambiente virtual em 360º graus pode ser navegado pelos pontos existentes no chão do espaço expositivo. Clicando nestes pontos o espectador transita e interage com as obras de arte distribuídas ao longo de 3 andares, acessados por elevador ou por escada. É possível, também, obter as informações dos artistas e de seus trabalhos apenas clicando nas obras expostas.

Sobre o Museu Têxtil

Instituído em 2020, o Museu Têxtil se propõe a divulgar o trabalho de artistas que utilizam estratégias têxteis como suporte em suas criações, além de fomentar um ambiente de pesquisa, produção e exposição dessa manifestação cultural e forma de expressão artística.

Imagem: Reprodução/Museu Têxtil