Moda sustentável: marcas brasileiras desfilam na Itália
23/09/2024
Em 20 de setembro, o Museu Nazionale Scienza e Tecnologia Leonardo da Vinci, em Milão, foi palco do evento de moda sustentável "Beyond the Claim", 3ª edição, onde quatro marcas brasileiras desfilaram e destacaram suas coleções que unem inovação, responsabilidade ambiental e impacto social positivo na temporada da Semana de Moda de Milão. A organização da terceira edição do evento para a moda sustentável foi da World Sustainability Organization & Fundation e da certificadora Friend Of The Earth, com parceria e apoio na realização e articulação das marcas brasileiras do Brasil Eco Fashion. As marcas participantes do evento são Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares.
Estas marcas receberam apoio do Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil), mantido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), consolidando a presença do Brasil neste evento de moda sustentável no exterior. O desfile das marcas brasileiras contou com o apoio institucional do Consulado Geral do Brasil em Milão e da Abrimos (Associação Brasileira para Moda Sustentável).
A plataforma de moda Brasil Eco Fashion fez a curadoria das marcas reafirmando seu compromisso construído ao longo de oito anos promovendo a moda consciente do Brasil inserindo pequenas marcas e empresas no mercado nacional e internacional. De acordo com a Cognitive Market Research*, o mercado global de moda sustentável tem um tamanho estimado de 7,91 bilhões de dólares e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 23,5% entre 2024 e 2031.
Mulheres empreendedoras lideram as marcas selecionadas para o desfile em Milão - As marcas Camila Machado, Las Gringas, Natural Cotton Color e Val Valadares ressaltam o compromisso com a sustentabilidade e práticas que respeitam o meio ambiente, valorizam o trabalho artesanal e geram impacto social positivo. Todas lideradas por mulheres empreendedoras que representam a força do segmento no Brasil. De acordo o Sebrae Nacional, mais de 65% das micro e pequenas empresas no setor têxtil e de confecção são lideradas por mulheres, reforçando a relevância e o impacto social deste empreendedorismo na cadeia produtiva de moda sustentável.
Rafael Morais, diretor executivo da Brasil Eco Fashion, declarou: “As marcas escolhidas estão integradas ao nosso ecossistema e buscam ampliar mercados internacionais. Elas representam a criatividade da moda brasileira, trazendo um apelo cultural único, como a coleção 'Marajoara' inspirada no grafismo dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó e a 'Calunga', inspirada no Maracatu, manifestação cultural do Carnaval. Destacamos a força criativa e o impacto positivo que essas marcas geram, promovendo uma moda que também é culturalmente rica."
Lilian Kaddissi, superintendente de projetos da Abit, ressalta: “O Brasil, celeiro da biodiversidade, levou para a passarela italiana marcas com foco na sustentabilidade e na valorização da cultura local. Essa participação durante a Semana de Moda de Milão é muito relevante para mostrar ao mundo o que o nosso país tem de melhor a oferecer em termos de design, criatividade e respeito ao meio ambiente”
Marcas que desfilaram em Milão:
Natural Cotton Color: algodão orgânico da agricultura familiar - A marca utiliza algodão orgânico que já nasce colorido, eliminando tingimentos e economizando até 87,5% de água. O algodão é cultivado pela agricultura familiar e comunidade quilombola, com contratos de compra garantida. A marca envolve mulheres rurais na produção artesanal, criando uma cadeia justa e sustentável.
Em Milão, a coleção Calunga, inspirada no Maracatu, manifestação cultural do carnaval da Paraíba e de Pernambuco, desfilou com calçados Pacoa e bolsas Makano, reforçando parcerias costuradas pela moda sustentável do Brasil. A coleção criada por Francisca Vieira, CEO da empresa, com o estilista Leo Mendonça e direção criativa de Elis Janoville, o jacquard em dois tons do algodão colorido feito pela Ecosimple e malhas e o denim com resíduos seda da Casulo Feliz e da Bratac.
Francisca Vieira, fundadora da marca, é uma visionária que viu no algodão colorido da Paraíba uma oportunidade de resgatar a produção local. Com formação em Psicologia industrial e Engenharia de produção, ela lidera a expansão do algodão orgânico por meio da moda, ajudando a colocar a Paraíba de volta no mapa da produção mundial.
Instagram: @natural_cotton_color
Camila Machado: vestidos de festa com consciência ecológica - Camila Machado é uma artista têxtil que combina sua formação em Relações Internacionais, Fotografia, História da Arte e Antropologia com mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de produtos sustentáveis.
A marca atua no mercado de noivas, no segmento mini wedding, que tem como característica cerimônias mais intimistas e criativas. Para criar vestidos de noiva e de festas, além de sapatos, utiliza técnicas artesanais, como moulage, impressão botânica e tingimento natural. Além disso, promove a circularidade ao oferecer alternativas como aluguel de vestidos.
A coleção apresentada em Milão surgiu do projeto ALMAzônia, uma expedição ao sul da Amazônia para conscientizar clientes, artistas e estudantes sobre as questões ambientais e promover reflexão sobre o impacto das nossas escolhas no planeta. Desde então, a região virou fonte de estudo sobre plantas tintórias.
Instagram: @camilamachadoatelie
Val Valadares: cultura Amazônica com grafismo marajoara - Val Valadares exaltou a cultura amazônica através de criações de vestidos de festa, sempre respeitando o conceito de slow fashion. Na passarela em Milão, apresentou a coleção Val Valadares & Cápsula Marajoara, inspirada no grafismo marajoara dos povos ancestrais que habitaram a Ilha de Marajó há 12 mil anos. O projeto realizado pelo Sebrae Pará envolveu mais de 10 empresas da cidade de Belém e do estado do Pará, como parte dos projetos locais em preparação para COP 30 Brasil, a Conferência sobre as Mudanças Climáticas que será realizada em Belém, no Pará, em 2025, organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Suas peças mesclam ancestralidade e contemporaneidade e homenageiam o trabalho de gerações de mulheres marajoaras que, por meio da moda, contam suas histórias e preservam seu legado. A coleção prestou tributo ao Padre Giovanni Gallo, um italiano que dedicou 30 anos de sua vida à valorização do povo marajoara.
Val Valadares, estilista autodidata de origem quilombola, vem transformando o seu conhecimento em renda, e planeja transformar seu ateliê em uma escola de moda para inspirar outras mulheres a seguir seus passos.
Instagram: @valvaladares_
Las Gringas: moda com tecidos biodegradáveis - A marca Las Gringas, fundada pela paulistana Annete Lima, produz roupas para pessoas apaixonadas por moda e preocupadas com as gerações futuras. Especializada em modelagem industrial e design de moda, a estilista apresenta criações com tecidos sustentáveis e biodegradáveis, como o Amni Soul Eco®, fabricado pela Santaconstancia Tecelagem, e são livres de tóxicos prejudiciais à pele, reconhecidos pela certificação internacional Oeko-Tex®. Além disso, a marca destina parte das vendas a ONGs que cuidam do meio ambiente, reforçando seu compromisso com a responsabilidade social.
A coleção Las Gringas em Milão apresentou peças de design versátil, permitindo que sejam usados em diversas ocasiões além do ambiente praiano. Combinações em tecidos leves criaram looks que fluem do dia à noite, com saídas de praia para sobreposições que podem alcançar eventos urbanos casuais, alinhando-se à tendência de moda que preza pela multifuncionalidade e praticidade.
Instagram: @lasgringasoficial
Brasil Eco Fashion é uma plataforma que promove as melhores práticas do mercado e marcas da indústria da moda com foco em sustentabilidade. Entre suas realizações, destaca-se o Brasil Eco Fashion Week (BEFW) - Semana de Moda e Sustentabilidade Brasileira, evento anual realizado desde 2017 em São Paulo, que reúne desfiles, salão de negócios e feira criativa, exposições, conteúdos, networking e empreendedorismo, com acesso gratuito ao público. A BEFW já realizou duas edições internacionais na Milan Fashion Week, na Itália, e apresentou marcas brasileiras na feira Premium Berlin, na Alemanha, dentre outras ações apoiando projetos de internacionalização de marcas brasileiras da Apex Brasil, Abit e Abest.