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Competitividade e Promoção de MPE: Abit e Sebrae lançam programa Vista Brasil

22/07/2022

A Abit e o Sebrae assinaram, em 21 de julho, convênio que institui o Vista Brasil - Programa de Competitividade e Promoção de MPE do Setor Têxtil e de Confecção. Com abrangência nacional, a ideia é aumentar a competitividade sustentável e a promoção dos negócios das pequenas e microempresas desse segmento industrial. O valor do projeto está estimado em quase R$ 2,8 milhões, sendo 70% do montante investido pelo Sebrae e o restante será contrapartida da Abit.

A cerimônia de assinatura simbólica aconteceu de forma híbrida durante a reunião mensal do Conselho de Administração da Abit. O presidente da Associação, Fernando Pimentel, destacou o significado da parceria inédita com o Sebrae. “Nossas equipes elaboraram o projeto em meio a uma série de debates e discussões conjuntas. A construção demandou esforços e sabemos que a execução vai demandar ainda mais esforços, competência, qualidade e foco daquilo que nos propusemos a fazer. Agora é fazer acontecer. Agradeço ao Sebrae, que já trabalha conosco há vários anos, sempre em prol desse grupo de companhias que é majoritário no Brasil e no mundo. Seguiremos juntos na efetivação de tudo aquilo que está projetado”, destacou.

Cesar Reinaldo Rissete, Gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, salientou a importância do Vista Brasil para as MPE do setor T&C. “A Abit representa uma indústria extremamente estratégica. Prova disso é que o Sebrae vem, continuamente, aumentado o orçamento dedicado ao atendimento a essas empresas. É nosso papel perceber as mudanças e auxiliar os empresários a se preparar para elas. Esse convênio, que hoje firmamos, vem para que tenhamos mais informações sobre o setor e sejamos mais assertivos. Informações e dados qualificados ajudam a nos prepararmos melhor. As parcerias fazem com que a gente entregue mais valor e estamos aqui para nos juntar e entregarmos cada vez para mais empresas”, disse. “Estou certo de que essa parceria trará muitos resultados em prol dessa importante cadeia”, complementou.

 

Fernando Pimentel (Abit) e Cesar Rissete (Sebrae) na cerimônia de assinatura do convênio entre as duas entidades

Com dois anos de duração (julho 22/juho 24), o Programa terá quatro eixos de trabalho: Sensibilização (apresentação em todo o território nacional), Inteligência Competitiva (mapeamento da produção e do consumo), Desenvolvimento Sustentável (aumentar o nível de conhecimento e aplicação pelas empresas de gestão sustentável, tecnologia e inovação), Acesso a Mercados (promover e alavancar novos negócios para as micro e pequenas empresas T&C), e Imagem e Comunicação (divulgação das atividades e resultados durante toda a trajetória do Programa) . Confira os detalhes de cada uma das etapas.

Entre as metas estabelecidas, o Vista Brasil pretende, em dois anos, alcançar perto de 8,5 mil atendimentos com 70% de satisfação e aumentar em 10% o faturamento e a competitividade das empresas participantes.

Para informações adicionais, entre em contato diretamente com lilian@abit.org.br ou fernanda.tamburus@abit.org.br.