,

Começa hoje o Congresso Internacional Abit

08/11/2023

Começou hoje (8) e vai até amanhã a oitava edição do Congresso Internacional Abit, na cidade de Florianópolis, Santa Catarina. O térreo da sede da Federação das Indústrias de SC (FIESC) se transformou num portal azul recebendo todos os mais de 400 congressistas que já visitam os expositores e patrocinadores do evento. Com vários painéis e palestras durante os dois dias de evento, as pessoas também participarão de pesquisas com resposta consolidada em tempo real, além de momentos de networking como almoços e coquetéis. Diariamente, no final do dia, uma live de 15 minutos no canal Youtube da Abit, irá trazer os destaques do dia. Na abertura do evento, representantes e autoridades deram as boas-vindas. 

 

Fernando Valente Pimentel - Diretor Superintendente e presidente emérito da Abit 

“Sejam todos bem-vindos à oitava edição do Congresso Abit, obrigado por prestigiarem este evento que levou um ano para ser construído. Redes, Conexões e Fronteiras, nosso tema deste ano, busca encontrar os melhores caminhos para a agenda da competitividade e sustentabilidade. São 25 mil empresas T&C distribuídas em todo território nacional, gerando emprego por toda a cadeia produtiva. Cadeia esta que está entre as 5 maiores do mundo. O Brasil produz mais de 9 milhões de peças por ano, mas estamos perdendo competitividade, do nosso país e das nossas empresas, em função da competição mundial e custos de produção do Brasil. Precisamos continuar lutando por uma produção mais isonômica, especialmente na área tributária, pois a concorrência internacional é um caminho sem volta. Voltei do IAF e todos os países estão nesta posição de ganhar competitividade com sustentabilidade. Nosso Congresso irá tratar das redes, das conexões e das fronteiras que precisamos promover e ultrapassar para conseguir caminhar nesta jornada. Tivemos várias mãos construindo esse evento, apoiadores e patrocinadores que são muito importantes,  para que os conteúdos possam nos orientar e nos colocar na vanguarda do conhecimento para um futuro melhor. Que possamos fazer muito networking e nos inspirar  e nos energizar com tudo que será falado aqui. Sucesso e bom Congresso a todos” 

 

Espiridião Amin - Senador, coordenador no Senado da Frente Têxtil José Alencar 

“não preciso falar da importância do setor têxtil. Temos empresas bicentenárias aqui em SC. A reindustrialização inteligente, com inovação e sustentabilidade, que são os dois focos no cenário atual, deve levar em conta a agenda ESG e a concorrência internacional. Temos que levar em conta o e-commerce internacional que veio para ficar, e não esquecer da responsabilidade social. Se puderem fazer uma visita às empresas de Santa Catarina seria interessante para que os empresários catarinenses, que investem muito em tecnologias, possam inspirar a todos. Desejo um bom Congresso a todos. 

Mário Cezar de Aguiar - Presidente da FIESC 

O Setor T&C é dos mais importantes dentre os  setores de SC,  e o principal empregador. Para nós é uma honra receber tão importante Congresso que irá impactar nos negócios dos empresários têxteis. A FIESC é a segunda maior federação, atrás só de SP, e está muito envolvida com o setor têxtil pela importância que ele tem, razão pela qual temos uma câmara da moda muito atuante. Ficamos honrados em sediar o Congresso Abit, contem com a gente e é um prazer recebe-los. Desejo um bom evento a todos 

 Edgard Usuy - Secretáriodo Planejamento do Estado de SC 

Boas-vindas a todos em nome do Governador de SC, Jorginho Mello. 

Boas-vindas, especialmente às mulheres, pois reconheço a importância delas em tudo. Acredito que o setor público tem que incentivar o desenvolvimento das empresas. O papel do Estado é apoiar a indústria têxtil, que é muito forte, e se depender de nós, seremos protagonistas desta indústria. Falar de redes, conexões e fronteiras tem tudo a ver com planejamento, onde fazemos todas as conexões. Contem com a nossa parceria, juntamente com a Federação das Indústrias e tenham um bom evento. 

Giuliano Donini - CEO da Marisol 

Agradeço a sensibilidade da Abit em fazer a 8 edição do Congresso aqui em SC, assim como agradecer ao presidente Mario Cezar, da FIESC, todo o apoio para esta edição emblemática. Como participante da Câmara da Moda da Federação, confrontei a necessidade de aumentar as exportações, para não ter que sofrer com importados sendo competitivos aqui. Nossa cadeia aqui no Estado reúne 9 mil empresas, a maioria são microempresas e é um desafio chegar a todas. Por isso, é tão importante a realização do Congresso aqui para mostrarmos um pouco a nossa capacidade de articulação com a cadeia têxtil catarinense, com a FIESC e com o governo. Obrigado pela presença de todos e desejo que aproveitem bem as palestras e os contatos nos corredores.

Fotos: Soul Studio