Entrevista: “O mercado de trabalho exige profissionais comprometidos com resultados”, diz presidente da ABTT

12/09/2018

12 de setembro é uma data especial para o setor, trata-se da celebração do Dia do Profissional ou Técnico Têxtil e de Confecção. A comemoração foi instituída em 1982, na Assembleia Geral do X Congresso Nacional de Técnicos Têxteis em Fortaleza (CE), por uma moção do técnico têxtil Roberto Armando Grossi, de São Paulo.

Para enaltecer ainda mais esta, que é uma das profissões mais importantes para a indústria têxtil e de confecção, o site Abit entrevista Nelson Pereira Júnior, presidente da ABTT (Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda).  A Entidade possui larga história no intercâmbio de informações e representação dos profissionais do País.

Fundada em 1962, em assembleia realizada na Escola Técnica da Indústria Químico e Têxtil (hoje SENAI-CETIQT), no Rio de Janeiro, a então Associação Brasileira de Técnicos Têxteis reunia somente essa classe trabalhadora e engenheiros. Entretanto, a partir de 1989, a instituição foi aberta a todos as pessoas atuantes na cadeia produtiva têxtil e de vestuário, desde que possuidoras de formação em nível de segundo grau ou superior, reconhecidas como tal pela legislação oficial do Brasil, em âmbito nacional.

Na entrevista, Nelson conta um pouco sobre este segmento profissional e o mercado de trabalho. Acompanhe:

Abit: Quais os desafios hoje para os profissionais têxteis?

Nelson: Se manter atualizado com informações e conteúdo para atender às inovações e demanda do mercado. Podemos observar ao longo dos nossos 55 anos de fundação que o profissional têxtil tem que evoluir em seus conhecimentos e conceitos para a nova era da indústria da moda.

Abit: Como avalia o mercado de trabalho?

Nelson: Muito competitivo, exigindo profissionais aptos e comprometidos em obter resultados.

Abit: Acha importante a aproximação da Abit e ABTT?

Nelson: Sim. As duas associações se completam, sendo que uma cuidando da indústria têxtil e de confecção e a outra cuidando dos profissionais que trabalham nesta indústria.

 





Área do Associado
Esqueci minha senha