Vicunha discute humanização de marcas em Webinar
28/05/2020
Em celebração ao Dia Mundial do Jeans, que ocorre em 20 de maio, e em um momento de reavaliação de processos e estratégias em todo o setor, a Vicunha trouxe mais um Webinar da série #JeansID com o tema “Humanização das marcas: Por que devemos mudar já?” para o centro da conversa composta pelo escritor André Carvalhal e por Francisco Gonzalez, Coordenador de Moda da Vicunha Brasil, com mediação da Cool Hunter, Lorena Botti.
Símbolo de resistência, adaptabilidade e reflexo do comportamento de gerações, o jeans atravessou a história e reafirma sua representatividade e importância em um período crucial de rediscussão sobre consumo e cadeia produtiva na indústria da moda. Afinal, como vamos nos adaptar para viver uma nova realidade?
Segundo André Carvalhal, autor do best-seller “A Moda Imita a Vida: Como Construir uma Marca de Moda”, é preciso ter cautela ao festejar um “novo normal”. A expressão rapidamente se disseminou com o disclaimer de que nossas vidas estavam mudando e que não voltaríamos para onde estávamos. “Mas quem está incluído nesse futuro?”, questiona André. “Precisamos antes entender como todos vamos viver com o vírus, muito mais do que pensar nas tendências de um mundo pós-pandemia.”
Olhar o entorno e o movimento da sociedade, humanizar e se conectar, “entrelaçar”, são desafios necessários às marcas, segundo Francisco Gonzalez. “Na Vicunha, desejamos conversar com todos, desde a matéria-prima à lavanderia, confecção e consumidor final, a fim de abrirmos diálogo com toda a cadeia e compartilharmos conhecimento”, e finaliza: “É sobre ter um olhar humano e colocar as pessoas em primeiro plano, com suas necessidades e realidades distintas.”
De acordo com Carvalhal, a construção atual de uma marca, mais do que nunca, baseia-se no exercício de que o “todo mundo” não existe, o normal é variável para cada pessoa e é necessário procurar respostas efetivas para questões como: qual é a necessidade e o “novo normal” para cada pessoa do seu ecossistema?
As lives e webinars promovidos pela empresa fazem parte de uma série de iniciativas que reafirmam o compromisso da companhia em unir o setor e compartilhar conhecimento com o mercado de moda. Desde o avanço do novo Coronavírus (COVID-19) pelo Brasil, a Vicunha esteve à frente de ações indispensáveis para garantia da saúde, bem-estar e segurança dos funcionários e da comunidade, como a doação de tecido para o Grupo Guararapes e de 27mil EPIs às secretarias do estado do Ceará e Rio Grande do Norte. Além da estar produzindo 36 mil máscaras para proteção de seus funcionários, famílias e comunidade, a Vicunha promove a conexão de todos os agentes de seu ecossistema por meio da página “Juntos no combate ao coronavírus”, canal oficial criado pela companhia para orientações, serviços, notícias do setor e informações úteis sobre a pandemia.
Ainda, com o objetivo de garantir uma retomada gradual e programada das atividades de forma cautelosa, a empresa criou uma cartilha com orientações gerais para o trabalho em tempos de pandemia. O conteúdo, que também pode ser acessado pela landing page “Juntos no combate ao coronavírus”, visa garantir uma volta segura e com responsabilidade às funções administrativas e operacionais, conforme orientações da empresa e em acompanhamento às recomendações dos órgãos de saúde e governamentais.
Veja o webinar na íntegra.