Próxima ao centenário, Altenburg renova branding

16/02/2021

Em um mundo de constantes mudanças, a Altenburg conseguiu se adaptar e antecipar tendências, escrevendo uma história que atravessa quase um século. E, com isto, surgiu a necessidade de se pensar a renovação de marca e uma nova identidade visual, que se conectasse mais com a atualidade e criasse um diálogo diferente com os clientes.

A companhia, que foi fundada em 1922 por Johanna Altenburg, contou com sete trabalhos de mudança de branding desde então. Tudo começou com a matriarca produzindo acolchoados manualmente para garantir o sustento da família. Anos mais tarde, o comando passou para Arno e Anna Altenburg. Hoje, o neto Rui Altenburg ensina os caminhos traçados aos seus filhos, chegando à quarta geração da linhagem na direção da fábrica. “O conservadorismo pode funcionar como estratégia para manter o padrão do produto. Mas, mesmo uma marca que alcança popularidade entre os consumidores, precisa se renovar em aspectos como comunicação, estrutura de negócios e também ampliando o portfólio. Isso demonstra o cuidado que temos pensando sempre no futuro”, avalia Tiago Altenburg, diretor de marketing da empresa.

Diretoria da Altenburg lança nova marca durante convenção dos funcionários 

Essa nova identidade levou cerca de um ano para ser construída, com a parceria de nomes como Renata Abranchs e Ana Cotta no projeto de branding. As duas também participaram da apresentação dessa nova fase para os colaboradores da indústria durante a convenção anual de vendas da Altenburg 2020. “Somos uma empresa familiar construindo uma história de sucesso beirando os cem anos. Embora o design precise acompanhar as tendências das diferentes épocas, a fórmula é praticamente intocável, que é zelar sempre pela qualidade, conforto, saúde e bem-estar dos nossos clientes e colaboradores. Dividir esse momento com eles é especial e marcante. Ter grandes nomes conosco nessa construção da nova identidade foi nossa prioridade”, acrescenta Rui Altenburg, presidente.

A partir de agora, todos os produtos da companhia estarão com as etiquetas da nova logo da marca. Mais robusta e ao mesmo tempo minimalista, a nova identidade é o primeiro passo das comemorações do centenário.