,

Multinacional adota tecnologia DuPont nos EPI’s de funcionários

02/07/2020

Empresas que contam com colaboradores que precisam de proteções técnicas, especialmente em EPIs para prevenção de queimaduras por arco voltaico, têm investido na tecnologia DuPont™ Protera®. O produto tem como vantagem a maior durabilidade diante de outros artigos com a mesma proposta.

A Ball Packaging South America, fabricante de lata de alumínio para bebidas, fez o teste com a malha 88/12 e o DuPont™ Protera®. Os trajes de ambos os materiais eram gerenciados de forma similar, inclusive em termos de descarte. Os colaboradores eram orientados a substituí-los a cada 12 meses, período ao fim do qual se acreditava que eles poderiam ter o desempenho comprometido pelos ciclos de lavagem.

No entanto, funcionários que tinham experiência de uso das duas vestimentas relataram aos gestores de EHS que a durabilidade era muito discrepante. Enquanto os trajes de tecido 88/12 de fato tinham vida útil média de um ano, os de DuPont™ Protera® aparentavam estar íntegros e aptos para uso mesmo após 36 meses.

Colaborador da Ball com uniforme feito com tecnologia DuPont

Consultados, especialistas da DuPont e da Bunzl, fornecedora dos EPIs, confirmaram: se não tiver sofrido danos mecânicos, como cortes e perfurações, a vestimenta com DuPont permanece apta para uso. Isso porque a proteção é inerente, ou seja, está no DNA do material, não sendo fruto da aplicação de um tratamento que se perde com as lavagens.

"Passamos a entender que essa tecnologia seria a mais apropriada para
a higienização doméstica dos trajes pelos colaboradores. Mesmo orientando sobre uso adequado, guarda e conservação do EPI, não há como fiscalizar se os procedimentos corretos estão sendo seguidos", conta Daniel Ghosn, Supervisor de EHS Corporativo da Ball.

Com a implantação de uniformes feitos com a tecnologia da DuPont garantiu à Ball Packaging South America a segunda colocação na categoria Proteção Térmica do Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador em 2019.