,

FIERN e empresários do Seridó participam de encontro na Abit

12/11/2019

O presidente da Abit, Fernando Pimentel, recebeu o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo que liderou um grupo de empreendedores da área de confecções e bonelaria do Seridó, entre eles o presidente do Sindbonés, Jaedson Dantas, e o presidente da Associação Seridoense de Confecções, Janúncio Nóbrega. O encontro aconteceu na sede da Abit, no dia 5 de novembro, e também contou com as presenças de Alexandre Dantas, prefeito de Parelhas, e Washington Dantas, articulador empresarial.

Abit recebe empresários do Rio Grande do Norte - Crédito da foto: FIERN

Amaro Sales disse que o intuito do encontro era apresentar o polo de confecções potiguar e pedir apoio da instituição. Hoje o Seridó abriga cerca de 130 oficinas de costura (facções), com capacidade para produzir 40 mil peças por dia e oferece cinco mil postos de trabalho. O chefe de Gabinete da FIERN, Fernando Antonio, fez uma breve apresentação sobre as oficinas de costuras instaladas no RN e que atendem grandes empresas, como o grupo Guararapes e a Hering. 

Durante o encontro, Fernando Pimentel fez uma explanação detalhada sobre a situação do setor têxtil e de confecções no Brasil e no mundo. Ele alertou que o segmento está passando por mudanças rápidas e profundas, frutos do avanço tecnológico (Indústria 4.0).  Pimentel também sugeriu aos faccionistas do RN criar um plano de comunicação para apresentar seus produtos ao mercado e rodadas de negócios fora do Estado. Revelou que uma das bandeiras da Associação nos últimos anos tem sido a competitividade, trabalho que vem sendo realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Ainda em São Paulo, Amaro Sales participou, no dia 4, ao lado da governadora Fátima Bezerra, do roadshow “RN Invest – Oportunidades no Rio Grande do Norte”, parceria do Governo do Estado, Federação das Indústrias (FIERN), realizado no escritório da CNI em São Paulo. A comitiva de empresários também visitou as confecções Bivik, Nicoboco e Sawary.

Encontro de negócios na CNI, em São Paulo - Crédito da foto: FIERN