,

Especialistas mostram inovações em materiais

22/10/2019

“A transformação através dos materiais” foi o tema do painel 1 do Congresso Internacional Abit 2019. Especialistas nacionais e estrangeiros abordaram o tema e apresentaram o que há de inovação em fibras.

Carlos Gonzalez, diretor do Setor de Fibras da América Latina da Wood Mackenzie apresentou a visão global do mercado das fibras com destaque para a América Latina. Segundo ele, o consumo de fibras atualmente é de 100 milhões de toneladas, sendo que o poliéster responde pela maior parte. “Esta fibra é a principal, com algo em torno de 55 milhões de toneladas”. O especialista acrescenta que América latina é uma região em crescimento com grande potencial para fibras sintéticas, especialmente poliéster. “Enquanto no mundo a proporção de consumo é de 56% poliéster e 26% algodão, na América Latina é 38% poliéster e 46% algodão”.

Paulo Coutinho, gerente do Instituto Senai de inovação em Biossintéticos e Fibras/Senai Cetiqt trouxe oportunidades no desenvolvimento de novas fibras. Ele apresentou como as fibras naturais (vegetais ou animais) e artificiais têm sido utilizadas em diversos segmentos, tais como automotivo, calçados, saúde e vestuário e, ainda, a importância do resíduo têxtil desfibrado para reobtenção de tecidos. Coutinho enfatizou a transferência da plataforma de inovação em fibras para um novo prédio, passando de 350 m2 para 1100 m2. “Na nova estrutura teremos fiação a úmido, tear de malha cirular, entre outros equipamentos. Já em desenvolvimento, temos trabalho com fibra, entre outros. E, em avaliação, fibra do ouriço da castanha do Pará e fibra artificial do bagaço de cana”, citou.

Raul Fangueiro, coordenador da Fibrenamics, da Universidade do Minho, em Portugal, mostrou como a plataforma tem integrado a universidade às empresas e à sociedade. O especialista trouxe para o Congresso Abit um panorama do ecossistema europeu, com enfoque nas inovações e diferentes aplicabilidades das fibras. “A utilização do grafeno para criar multifuncionalidade é uma revolução”, reforçou.