Congresso Internacional Abit 2025 neutraliza emissões de carbono

10/11/2025

Carbono Zero Congresso Internacional Abit 2025

O compromisso com a Agenda 2030 e, consequentemente, com a pauta ESG, é uma realidade na Abit, manifestando-se na política e nas ações da entidade de diferentes formas. O Congresso Internacional Abit é uma delas.  

Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da instituição, destaca que a neutralização da pegada de carbono da presente edição do congresso, que ocorreu nos dias 29 e 30 de outubro, na Fiesp, em São Paulo, reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a coerência entre discurso e prática. “Mais do que um gesto simbólico, a ação reflete a coerência entre discurso e prática. E convida o setor a avançar nessa agenda de descarbonização e produção sustentável”, afirmou. 

Evento carbono neutro - Segundo Pimentel, a Abit segue a diretriz de neutralização de carbono desde outras edições do evento e considera o movimento “irreversível e de longo prazo”. O executivo ressalta que cada integrante da cadeia Têxtil e de Confecção precisa participar ativamente da jornada pela neutralidade de carbono, pois “ações individuais impactam no todo”.

O dirigente reforça ainda que a sustentabilidade depende tanto de políticas públicas e ações coletivas quanto da postura de cada cidadão e empresa. Para ele, a presença da neutralização da pegada de carbono no congresso “é uma prática que reforça o papel da Abit no contexto da agenda da sustentabilidade” e demonstra que “não basta o discurso, é preciso prática contínua”. 

A Coordenadora Geral do evento, Julieta Pagliuca, por sua vez, destaca que o congresso realiza o cálculo das emissões e faz a compensação correspondente. “O Congresso, como evento, realiza o seu próprio cálculo de emissão e mais uma vez está neutralizando as suas emissões. Assim, ao promover um evento carbono neutro, mostramos que é possível unir desenvolvimento, inovação e sustentabilidade em um mesmo propósito”, ressaltou. 

Liga da Descarbonização e ações concretas - A gerente de Sustentabilidade e Inovação da Abit, Camila Zelezoglo, explica que, dentro da proposta de neutralidade, a entidade criou a Liga da Descarbonização, movimento de conscientização voltado ao setor têxtil e de confecção. A executiva salienta a importância da parceria entre Abit, Sinditêxtil e Senai-SP na elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) das duas entidades setoriais, o que permitirá planejar ações de redução e compensação. 

O programa para elaboração do inventário teve início neste ano de 2025, com o propósito de continuidade. Com a consultoria do Senai-SP, Abit e Sinditêxtil-SP receberam as indicações necessárias para a composição do arcabouço de dados, em um trabalho conduzido por áreas técnicas sob a coordenação da advogada Rosane Ramos, integrante do departamento jurídico da Abit. 

Vale lembrar que a 10ª edição do Congresso Internacional Abit recebeu o selo Evento Neutro, que certifica a compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas durante sua realização, incluindo aquelas provenientes do deslocamento da audiência, palestrantes e equipe técnica. A compensação foi realizada por meio do apoio ao projeto certificado da Usina Hidrelétrica Salto Pilão. A iniciativa reforça o compromisso da Abit com a agenda climática e representa mais um passo em sua jornada rumo à descarbonização.