,

Congresso Internacional Abit 2016: setor têxtil é considerado estratégico

01/06/2016

Na cerimônia de abertura do primeiro Congresso Internacional Abit, no dia 1 de junho,no WTC Events, São Paulo, autoridades enfatizaram para uma plateia lotada a importância econômica e social do setor. "Um setor que emprega 1,5 milhão de pessoas é muito estratégico. (...)Nossa moda é reconhecida em todo mundo e todos nós conhecemos mulheres estrangeiras que vêm ao Brasil com o objetivo de comprar roupa com a cara do Brasil" declarou Fernando de Magalhães Furlan,  secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).  Furlan ainda anunciou que mais de 800 empresas do setor têxtil e calçadista poderão se candidatar ao programa do Brasil Mais Produtivo. "Esse programa visa a redução do custo de produção para pequenas e médias empresas, possibilitando ganhos de até 20% no custo de produção. O investimento das empresas é de apenas três mil reais". Já o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ( Apex-Brasil), David Barione, destacou  o volume de ações que o setor têxtil e de confecção desenvolveu através do Texbrasil ( Programa de Internacionalização da indústria da moda brasileira) em mais de dez anos de existência, contribuindo com a capacitação de 1.500 empresas, por meio de seis mil ações nesse período. "De janeiro a abril deste ano, do volume total de exportações do setor, 67,3% são de vendas realizadas pelas empresas do Programa" afirmou  Barione.
 
 Autoridades prestigiam a abertura oficial do Congresso
 
No discurso feito pelo presidente da Abit, Rafael Cervone, foi enfocado a necessidade de voltar a confiar na economia, dos empresários se prepararem para um novo cenário. "Não há crise que dure para sempre. Agora, do lado de cada um de vocês, tem alguém que está que está se preparando, pensando em como inovar, para este novo Brasil que virá". Cervone também citou a ética nas relações trabalhistas e comerciais, dentro e fora do País como sendo primordial para um mercado global. 
 
 Rafael Cervone, presidente da Abit
 
O Congresso Abit termina no dia seguinte e estão listados 35 palestrantes, de vários países, que irão abordar temas de tecnologia têxtil, de macro-tendências, de inovação em gestão, novos modelos de negócios, o novo consumidor, sustentabilidade, dentre outros. Com lotação esgotada nesta primeira edição, a Abit informa que em 2018 realizará o segundo Congresso.
 
Crédito das fotos: Ricardo K.