,

Texneo planeja crescimento geral em 2018

13/03/2018

Após uma retração comercial, o Brasil aos poucos retoma intensa movimentação econômica. Um dos exemplos está na indústria têxtil catarinense, um dos maiores polos do país. A marca Texneo, de Indaial (SC), fornecedora de malhas específicas para o mercado sportswear, beachwear e underwear, estima um crescimento acima de 20% no faturamento total do ano. Presente em mais de 13 países em três continentes, a Texneo foca os trabalhos de 2018 para ampliar sua atuação no exterior. 

Dentre os principais objetivos da marca está a expansão das vendas para o mercado Europeu, tendo como ponto de partida Portugal, França e Espanha. Outro mercado com forte papel no plano de internacionalização da Texneo será a África do Sul. “Nosso resultado de 2017 foi excelente, estamos crescendo, abrindo negócios e investindo em atributos de qualidade e tecnologia para nosso mix de produtos, que hoje é o mais completo do mercado. Queremos fortalecer a marca fora do Brasil, e, por isso, estamos direcionando nossos esforços para alcançar um crescimento de 29% neste ano no exterior”, afirma o diretor-presidente da Texneo, Ricardo Axt.

Empresa planeja crescer mais de 20% em 2018 - Crédito da foto: Divulgação/Texneo

A abertura de novos mercados se tornou ainda mais viável pela expansão na comercialização de malhas consideradas de alta performance e tecnologia. Para atingir as metas, a Texneo  contrata novos representantes e coordenadores de exportação. Somente em 2017 foram geradas mais de 20 novas vagas, sendo que destas, 74% foram destinadas para atender o mercado externo. Além disso, a empresa também investe em material gráfico e informativo nos idiomas inglês e espanhol. 

No início de 2018 a Texneo conquistou outro grande requisito para sua inserção no mercado externo: a marca foi certificada com o selo Oeko-Tex Standard 100, que avalia desde a matéria-prima até o produto final e garante se a produção segue critérios internacionais de segurança e saúde. Emitida pela Internacional OEKO-TEX ® Association, a certificação é válida em mais de 60 países e é considerada imprescindível para as empresas iniciarem a atuação na Europa. 

A marca também investiu no novo showroom, localizado em São Paulo, espaço que funciona como uma vitrine para apresentar novidades em linhas de produtos. A Texneo acredita que a estratégia reforça a presença no mercado nacional. “A empresa está preparada para atingir o crescimento projetado, inclusive com a recente aquisição de novos maquinários, ampliando assim a oferta de produção para dar respaldo ao aumento de vendas tanto no Brasil quanto no exterior”, complementa Axt.