SENAI CETIQT inaugura primeiro espaço colaborativo para inovação na indústria da moda

07/01/2019

O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado em dezembro de 2018, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.

“O Fashion Lab é um espaço maker que unirá empresas, profissionais, alunos, startups e universidades para criação de produtos inovadores, desenvolvendo projetos que virem negócios de verdade”, explica Fabian Diniz, gerente do Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção do SENAI CETIQT, durante a inauguração do espaço.

Sérgio Motta, diretor-geral da instituição, destacou que: “o SENAI CETIQT é referência na área de Design de Moda e também em consultoria para processos produtivos e tecnologias para estruturas industriais. Sendo assim, o Fashion Lab une essas duas expertises para trazer ao profissional do setor a possibilidade de testar competências, projetos e processos relacionados ao futuro da moda”.

Fernando Pimentel, presidente da Abit, participou da inauguração e afirma que o ambiente é propício para aproximação com empresários. “É um espaço democrático, que permite com que as indústrias façam experimentações, já pensando no futuro. Muitas delas não teriam condições de ter esses equipamentos em suas plantas, nem parar a produção para realizar testes. Isso mostra toda a importância do ‘Sistema S’ para o desenvolvimento da tecnologia nacional”.

Com locais integrados, o Fashion Lab possui, de um lado, uma área com máquinas para prototipagem, como sistemas virtuais, impressoras 3D e 4D multimateriais, fresadora de alta precisão, cortadora a laser multimateriais e cortadora de vinil; e do outro lado, uma Fábrica Modelo, com maquinário completo e novas tecnologias para experimentação de processos produtivos mais enxutos de confecção. Neste espaço, são ofertados serviços como aplicação do conceito Lean, fluxo contínuo, estudo de tempos e métodos, balanceamento da célula, menor desperdício, maior produtividade; além de integração dos processos, padronização do produto com qualidade assegurada, confiabilidade nos processos, e menor índice de não conformidade devido a otimização dos métodos. 

Além disso, no Fashion Lab também será possível pensar estratégias de comercialização e experiências de consumo. Para isso, os usuários contam com um ponto de vendas híbrido (virtual + físico), além de um ponto de vendas totalmente em ambiente virtual. Por meio de óculos de realidade virtual, é possível, por exemplo, ‘passear’ por uma loja.

O presidente do Conselho Técnico Consultivo da instituição, Aguinaldo Diniz Filho, concorda: “A inauguração desse espaço abre uma perspectiva de mudança para uma realidade futura, no momento presente. A indústria deve pensar nesse espaço como um núcleo de desenvolvimento de produtos, de conhecimento e de pessoas, para que possamos ser cada vez mais competitivos, gerando emprego e renda”.