,

Ronaldo Fraga recebe Prêmio durante evento no IED São Paulo

27/06/2016

O estilista Ronaldo Fraga será homenageado no dia 2 de julho, no Fashion Sunsets, encontro inédito que reúne palestras, ação solidária, lançamento de livro, gastronomia e oficinas criativas. O evento, realizado pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, é gratuito e aberto ao público em geral. Será das 9h às 19h na sede da faculdade, em Higienópolis, na capital paulista. 

Fraga receberá o Prêmio Ícone da Moda, criado pelo IED para celebrar a obra dos principais protagonistas da indústria fashion, atualmente em sua quinta edição. O designer e empreendedor Elio Fiorucci foi o primeiro a receber essa homenagem em 2012. Na sequência, Costanza Pascolato (2013), Amir Slama (2014) e Jum Nakao (2015) tiveram suas trajetórias celebradas. 

“O Brasil procura um caminho para sua identidade no século XXI, como celeiro de criativos e exportador de cultura. Qual é esse novo conceito de brasilidade? Encontramos muitas respostas no trabalho inspirador de Ronaldo Fraga, que temos a honra de homenagear nestes 50 anos de IED no mundo”, afirma Victor Megido, diretor do IED Brasil. 

Ronaldo Fraga - Crédito da imagem: Divulgação/IED

Inspirado pela brasilidade nas criações do estilista mineiro, o IED, como parte da homenagem, lança a primeira edição do Fashion Sunsets em torno do tema da brasilidade. O evento apresentará vários eixos em suas atrações: reflexão, cultura, celebração, ação solidária e consumo responsável. 

Uma ação solidária será desenvolvida em parceria com a ASA – Associação Santo Agostinho, cujas atividades sociais beneficiam mais de 1.400 crianças e idosos em situação de vulnerabilidade e risco social na cidade de São Paulo. Será realizado um brechó, com roupas e acessórios de marcas nacionais e internacionais, a preços acessíveis e renda revertida à instituição. 

Para refletir sobre o consumo responsável e promover a ressignificação das peças, o NEX|IED, núcleo da faculdade que atua nas relações com a comunidade e engajamento dos alunos em atividades extracurriculares, desenvolverá oficinas abertas ao público, promovendo o upcycling de materiais, transformando-os por meio do design e possibilitando sua venda, também revertida para a ASA. 

O IED São Paulo também fez uma curadoria de alunos e ex-alunos com marcas próprias e os convidou para exibir e comercializar seus trabalhos, em tiragens limitadas ou peças únicas. São itens de vestuário, acessórios ou objetos criados por designers independentes ou marcas pequenas com grande potencial. 

O Fashion Sunsets, em sua primeira edição, será marcado também pelo lançamento do livro “Museus e moda: acervos, metodologias e processos curatoriais", organizado pela professora do IED e fundadora do MIMo – Museu da Moda e da Indumentária, Marcia Merlo (Estação das Letras e Cores Editora). 

O lançamento ocorrerá das 9h às 19h, com presença de várias autoras, e contará com uma roda de conversa às 11h, com a participação de grandes nomes relacionados à área de curadoria, conservação e preservação de acervos, como Ana Mae Barbosa, maior referência em arte-educação na América Latina; Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa; e Kathia Castilho, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda – Abepem e publisher da Estação das Letras e Cores Editora. 

Como o tema brasilidade é central na obra de Ronaldo Fraga, o IED São Paulo organizou uma mesa-redonda para debater novas perspectivas para esse conceito. A mediação será de Raul Juste Lores, repórter especial, e ex-correspondente em Washington, Nova York, Pequim e Buenos Aires. Convidados como Luis Bagolin, Diretor da Biblioteca Mário de Andrade e professor do IEB – Instituto de Estudos Brasileiros da USP participarão do bate-papo. 

O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser realizadas pelo site, onde também está a programação completa. 

Anote:

Fashion Sunsets 

Edição especial em homenagem a Ronaldo Fraga

2 de julho

Das 9h às 19h

IED São Paulo

Rua Maranhão, 617 – Higienópolis – SP