,

Rhodia ganha três prêmios de sustentabilidade

07/03/2019

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, conquistou simultaneamente três troféus na 36ª edição do Prêmio Eco, promovido pela Amcham – Câmara Americana de Comércio. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no dia 21 de fevereiro, na sede da Entidade em São Paulo.

A indústria foi ganhadora na categoria “Inovações de Produtos e Serviços Sustentáveis que Apontam Tendências de Consumo”, com duas premiações relativas ao solvente sustentável Augeo® Clean Multi, criado no Brasil a partir de fonte renovável, e ao Projeto Angela, que é a unidade de abatimento de gás de efeito estufa, instalada no conjunto Industrial da empresa em Paulínia – SP.

Da esq.: a quarta pessoa é a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique - Crédito: Divulgação

No grupo “Empresas Que São Destaque em Inserir Sustentabilidade na Estratégia e Gestão”, a Rhodia foi premiada com a metodologia própria SPM – Sustainable Portfolio Management, para analisar e auxiliar a gestão e o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

“Ganhar esses prêmios da AMCHAM é muito significativo porque reconhece os esforços da empresa em Desenvolvimento Sustentável. Nós criamos no Grupo Solvay um modelo de Química que valoriza a inovação e a sustentabilidade em todas as suas dimensões. A evolução do setor químico está ligada diretamente ao avanço nesses temas”, diz Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.

 Destaques 

O Augeo® Clean Multi é um solvente a partir de fonte renovável, de baixo odor e não tóxico, que proporciona um eficiente poder de limpeza e solvência de ativos para produtos industriais e de limpeza doméstica. Por conta de suas características, Augeo® Clean Multi é capaz de dissolver sujeira solúvel em água e óleo, ajudando a formulação do cliente a limpar de forma efetiva e melhorar a sua capacidade de molhabilidade. Também é compatível com óleos hidrofóbicos e sujeiras na água, segurando a sujeira em suspensão e impedindo-a de voltar a se depositar no substrato. Possui taxa de evaporação adequada para garantir a remoção eficaz da sujeira. 

O Projeto Angela é a unidade de abatimento de óxido nitroso (N2O), um dos gases do efeito estufa, instalada no complexo industrial da Rhodia, em Paulínia -SP. Em funcionamento ininterrupto há 11 anos, a unidade já contabiliza a eliminação de cerca de 60 milhões de toneladas de CO2 equivalente. Esse total corresponde a retirar de circulação uma frota da ordem de 10 milhões de veículos movidos a combustível fóssil. 

O SPM - Sustainable Portfolio Management (Gerenciamento Sustentável do Portfólio) é uma metodologia criada pela empresa para unir a estratégia à sustentabilidade, avaliando os produtos e suas aplicações, de modo a garantir que uma matéria-prima sustentável faça parte de um produto final igualmente sustentável.