,

Oficinas Culturais de SP oferecem cursos ligados à moda

11/01/2017

A Oficina Cultural Oswald de Andrade, localizada no bairro do Bom Retiro, em São Paulo (SP), está com inscrições abertas até o dia 28 de janeiro para o curso gratuito “Estudos da Moda”. Já a unidade Casa Mario de Andrade, situada na Barra Funda, também na capital paulista, tem matrículas disponíveis até 24 de janeiro para a atividade “Figurino para Teatro”.

A oficina “Estudos da Moda”, que conta apenas com 20 vagas, investiga os diálogos existentes entre a Filosofia, a Arte e a Moda, a partir dos escritos sobre as roupas e a Moda em autores da filosofia, da sociologia, da história e da literatura, como Gabriel de Tarde, Thorstein Veblen, Georg Simmel, John Carl Flügel, Pierre Bordieu, Roland Barthes, Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Lars Svendsen. As aulas contam com temas como a Moda e a Arte, a Moda e o Corpo, a Moda e a História, a Moda e a Narrativa, a Moda e a Imagem, a Moda e o Autoral/ Artesanal, e a Moda e a Memória, sob a luz de questões contemporâneas. Será ministrada por Brunno Almeida Maia, pesquisador em Filosofia pela UNIFESP e professor do Senac Lapa Faustolo.

O curso “Figurino para Teatro” irá estudar os processos de desenvolvimento das vestimentas para espetáculos. Na série de encontros, os participantes terão oportunidade de acompanhar alguns aspectos da criação para a peça “Nelson: Ficção não autorizada de um pornográfico apaixonado” e participar da montagem da nova adaptação de Macunaíma, ambas produzidas pela Casa em parceria com a Confraria de Elephantes. As vagas para esta atividade também são limitadas a 20 pessoas. Será ministrado por Leticia Madeira, que é formada em Técnicas de Palco pela SP Escola de Teatro e em Ciências Sociais pela UniSant'anna. Já participou como figurinista de diversas montagens, além de produção e contrarregragem em espetáculos teatrais.

Os interessados na oficina “Estudos da Moda” devem se inscrever pelo link disponibilizado pela Casa de Cultura e a seleção será feita por carta de interesse.

Já quem quiser participar do “Figurino para Teatro” também pode se inscrever pelo link e aguardar a seletiva, que é feita por ordem de matrícula.