,

Nike desenvolve novos uniformes para times de futebol europeus

16/09/2015

O campeão francês Paris Saint-Germain traz o Nike Dark Light à coleção de uniformes para a temporada 2015/16. É o primeiro modelo preto da história do clube e traz detalhes no tronco, nas mangas e na parte inferior das costas. Já o escudo do time ganha um visual moderno, recriado em preto, branco e cinza. Um tom de cinza escuro sutil marca todo o uniforme, percorrendo a borda da parte de trás da gola V, nas listras, uma em cada lado da camisa, e continua nas duas laterais do short. Nas meias, o tom escuro surge em listras na altura da panturrilha. Em contraste com a paleta escurecida, detalhes em rosa vivo acrescentam um toque jovem ao conjunto. Os nomes e números dos jogadores vêm numa tipologia com textura, feita de dois tons da cor. 

Esses toques se estendem por toda a coleção de peças Nike Dark Light, incluindo a camiseta Nike F.C. Banner, a camiseta com o escudo do Paris Saint-Germain e a edição especial da segunda-pele Nike Pro Combat de alto desempenho – que não será usada pelo PSG em competições, mas está disponível para torcedores. O Paris Saint-Germain estreou o novo uniforme no dia 15 de setembro, no jogo contra o Malmö FF no Parc des Princes. O uniforme será usado em vários jogos importantes, em casa e fora, durante a temporada 2015-16. O uniforme estará disponível no Brasil, em pré-venda exclusiva, desde o dia 9 de setembro no App de futebol da Nike e no dia 10 no site nike.com e no dia 12 em lojas selecionadas.  


Paris Saint-Germain tem uniforme preto

Mas não é apenas o time francês que está com roupa  nova: o FC Barcelona acaba de apresentar o terceiro uniforme do clube catalão com uma leitura moderna do blau – tom de azul que é sinônimo da principal cor da equipe. Nesta versão, ele ganha uma tonalidade viva e elétrica. Um grafismo preto em degradê ressalta a força do azul, misturando-se a partir dos punhos da camisa e da ponta do short. Nos jogos noturnos, esse efeito vai acentuar a presença física dos atletas sob a luz dos holofotes.


Terceira camisa do Barcelona

A estética escura está presente também num par de listras que desce pelas laterais do uniforme, começando sob as axilas e chegando à bainha do short. Meias pretas com um grafismo cinza-escuro na panturrilha acrescentam um toque elegante à moldura que envolve o bloco azul no corpo dos jogadores. Detalhes sutis na manga completam o uniforme. Por dentro da gola, estruturada com malha levíssima, está o lema do Barcelona: “Més Que Un Club” (“Mais do que um clube”). Os nomes e números dos jogadores vêm numa fonte criada exclusivamente para o FC Barcelona, cujo design é inspirado nas chaminés de La Pedrera, obra-prima modernista de Antoni Gaudí e ícone da arquitetura barcelonense. O uniforme Night Rising 2015/16 do FC Barcelona foi usado pela primeira vez no jogo contra o AS Roma, no dia 16 de setembro. Ele estará disponível no site da Nike.com no dia 1º de outubro.

Na temporada 2015-16, a Inter de Milão vai jogar importantes partidas fora de casa usando um ousado uniforme amarelo – uma versão moderna e repaginada do tradicional visual exibido pelo time em jogos no estádio do adversário. A cor volta a ser utilizada pela Inter de Milão, sendo que o último design amarelo criado pela Nike para o clube foi em 2003-4. O grafismo preto degradê ressalta o tom vivo de amarelo e mistura-se ao uniforme a partir da manga da camisa e da barra do short. Meias pretas, com listras cinza-escuro na região da panturrilha, dão um toque adicional ao design.

A gola careca em tecido superleve dá o acabamento final ao design minimalista do uniforme. O efeito ganha ainda mais potência no escudo do clube, que tem dois tons de cor – espelhando a dualidade amarelo-vivo e preto do traje como um todo. O Night Rising 2015/16 da Inter de Milão será usado pela primeira vez em campo no dia 4 de outubro e estará disponível na nike.com e em lojas selecionadas a partir do dia 1º do mesmo mês. 


Novo uniforme do Milan

Os uniformes das três seleções foram desenvolvidos com a tecnologia Dri-Fit da Nike, que afasta o suor da pele para o lado externo da camisa e do short, onde a evaporação é mais rápida. Isso permite aos jogadores ter o melhor desempenho possível, já que o corpo fica mais seco. Zonas de ventilação e painéis de malha em regiões estratégicas do uniforme ajudam a aumentar o desempenho, favorecendo a circulação de ar e regulando a temperatura corporal.

A inovação sustentável está no centro dos uniformes desenhados pela Nike. O uso do poliéster reciclado garante melhor desempenho, aliado ao baixo impacto ambiental. Cada peça do uniforme – camisa, short e meias – é construída com tecido de poliéster reciclado, feito de garrafas plásticas recicladas derretidas que produzem uma trama fina. Cada uniforme usa ao menos 18 garrafas recicladas. Desde 2010, a Nike já utilizou mais de dois bilhões de garrafas plásticas que teriam ido parar em aterros sanitários, mas se transformaram em poliéster reciclado.